A cidade de São Paulo é o maior município do Brasil. A cidade que não para tem milhões de pessoas que se dedicam em sua vida cotidiana, trabalhando, estudando e tendo que lidar com suas tarefas. São Paulo é um local que lida de perto com um transito caótico, cheio de aventuras todos os dias. Algumas medidas foram adotadas para que isso se torne ainda mais perfeito. O rodizio de carros funciona de forma para organizar o transito, em um rodizio que pode aliviar o trafego na cidade. Como novo projeto algumas mudança foram tomadas para o ano de 2013. A Câmara Municipal de São Paulo entrou com a proposta que muda essa lei do rodizio para carros. Esse projeto de lei foi criado para estabilizar algumas diretrizes e para fiscalização.
A lei deve ser aprovada e defini que os motoristas desrespeitarem o sistema de rodízio terão como punição uma advertência de primeira vez. Não se podem descumprir a regras a cada 12 meses. Com isso quem desrespeita as regras tem que pagar multa. O vereador Mario Covas Neto quem criou a lei do rodizio. Nesta nova regra, se for aprovada, Mario Covas tem a ideia de perdoar a multa se o motorista provar sua inocência. O transito de São Paulo estava um caos, por isso foi criada as regras do rodizio. Agora, com a nova lei a pessoa ao invés de pagar R$ 85,13 de multa pode perder pontos na carteira. Vamos entender melhor como funciona a regra baseando na nova lei.
A Lei do rodízio em São Paulo está vigorando desde de outubro de 2007 seu objetivo é em todas as vias, melhorar as condições do trânsito em São Paulo. A lei atende uma frota na de mais de 7 milhões. O Rodizio funciona da seguinte forma Segunda a Sexta nos horários de das 7h às 10h e das 17h às 20h alguns veículos podem circular em alguns trechos movimentados. Para quem descumprir a regra terá multa. Com isso já foram aplicadas mais de 2 milhões em multas na cidade. As placas com finais abaixo são proibidas de circular durante o horário de rodízio:
- Segunda: 1 e 2
- Terça: 3 e 4
- Quarta: 5 e 6
- Quinta: 7 e 8
- Sexta: 9 e 0