Campanha de vacinação contra a gripe 2013





Todos os anos com a chegada do inverno a gripe pega muitos de surpresa, principalmente para as crianças e idosos. A Campanha de vacinação iniciou este mês e vai até dia 25 de maio. A Campanha de vacinação está em sua 14° edição e pode ajudar muitas pessoas a vencer esta etapa. A Vacinação Contra a Gripe é feita em todo o Brasil, mais de 65 mil postos de saúde e postos móveis serão instalados por toda a localidade para a campanha. O ministério da Saúde espera avançar com a vacinação, imunizando mais de 30,1 milhões de pessoas. Mais de 80% de pessoas que estão imunizadas e com saúde. Existem muitas duvidas entre as pessoas a respeito dessa vacinação e em que ela protege.


A vacina é muito questionada se protege do vírus influenza (H1N1). Sabemos que ela protege sim da influenza A, vírus influenza A (H3N2), vírus influenza B/Brisbane. Além de tudo, a vacina previne da gripe comum do ano. As pessoas também têm duvidas de quem pode tomar a vacina. A vacina será disponível para os seguintes grupos como crianças de 6 meses a menores de 2 anos; pessoas acima de 60 anos; trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com o vírus da gripe; gestantes indígenas; pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde. Estudos comprovam que este grupo de risco, pois crianças pequenas, gestantes e idosos tem maior chance de se contaminarem com o vírus da gripe e podem desenvolver problemas mais graves como pneumonia.


Quem se vacinou ano anterior deve se vacinar novamente, pois a vacina só vale por um ano. Muito importante esse detalhe, pois muitas pessoas acham que não precisam se vacinar no ano seguinte. Com isso a pessoa não fica imune e pode pegar uma gripe forte. Gripe e resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, causada pelo vírus e o resfriado é menos agressivo, com menor duração, a transmissão entre pessoas se dá por meio respiratório. É possível vacinar depois da campanha, mas não pelo SUS so serão vacinadas as pessoas que clinicamente precisarem.