O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge o cérebro, trata-se de uma doença sem cura, porém existe tratamento para amenizar os efeitos da doença. A doença de Alzheimer recebeu esse nome porque foi diagnosticada pela primeira vez pelo psiquiatra Alois Alzheimer no ano de 1906. Esse tipo de doença é normalmente adquirida por pessoas idosas e sem muito conhecimento, pois pesquisas indicam que a maioria dos pacientes são analfabetos. O primeiro sintoma do paciente portador da doença de Alzheimer é a perda de memória, esse sintoma normalmente é confundido pela família do doente como sintomas de envelhecimento, já que os portadores da doença são idosos.
Por tal motivo a família deve ficar atenta, se os “esquecimentos” são constantes, é melhor procurar um médico, pois o velhinho pode ser portador da doença de Alzheimer. Conforme o tempo vai passando, a doença vai piorando causando confusão mental, agressividade e alterações de humor no paciente, ele vai perdendo a noção de tempo, não sabendo datas nem horário do dia em que está. Ainda, depois de alguns anos a doença faz com que o paciente não reconheça pessoas nem identifique objeto e tenha dificuldade na fala, isso porque a doença vai exterminando os neurônios do paciente que tem a doença de Alzheimer. Como é uma doença que não se descobriu a cura, é necessário que se faça um tratamento, que consiste em controlar os sintomas da doença, por tal motivo é indicado que a família procure o quanto antes a ajuda de um profissional.
Pelo fato do paciente da doença acima citada ficar cada vez mais dependente, é adequado que a família disponha de uma pessoa para ficar sempre com o doente, pois no estado terminal o paciente não é capaz de fazer tarefas simples como ir ao banheiro e se alimentar Assim, por ser uma doença que vai depender da compreensão e dos cuidados de toda a família, é indicado que os familiares procuremajuda psicológica, pois não é fácil ver um ente querido em uma situação tão difícil, em que sequer é capaz de lembrar o nome das pessoas que estão a sua volta.