O AVC, como é conhecido o acidente vascular cerebral, também chamado de derrame cerebral decorre de um entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos do cérebro.
Com o rompimento ou entupimento a pessoa que sofreu o AVC pode ter paralisações ou apresentar dificuldade de fazer alguns movimentos do corpo.
Quando uma pessoa sofre o acidente vascular cerebral ela deve ser imediatamente atendida por um médico, pois a doença pode deixar seqüelas, e inclusive resultar em morte.
A doença ficou conhecida pelo fato do técnico do Vasco, Ricardo Gomes ter sofrido um AVC durante uma partida de futebol entre Flamengo e Vasco realizado no estádio do Engenhão.
O técnico começou a passar mal depois dos vinte minutos do segundo tempo de jogo. Logo que perceberam o estado do técnico, o mesmo foi levado por uma ambulância direto para o hospital Pasteur, o lugar mais perto do estádio onde acontecia o jogo.
O técnico sofreu o AVC hemorrágico, que ocorre quando os vasos sanguíneos do cérebro se rompem, fazendo com que o sangue se espalhe para todo o cérebro, esse é o tipo mais grave e mais raro de AVC.
Ricardo Gomes foi operado pelo neurocirurgião José Antonio Guasti, para controlar a hipertensão intracraniana, se ele não fosse operado, teria grande chance de morrer.
Foram visitar o técnico, vários jogadores, além da família e o presidente do time do Vasco, Roberto Dinamine.
A área do cérebro atingida pela hemorragia foi de setenta por cento, o que torna o problema do técnico ainda mais grave.
Atualmente segundo informações da família de Ricardo Gomes o estado do técnico é estável. A família se encontra muito feliz, já que o paciente respondeu melhor do que os médicos esperavam nesses últimos dias.
Pode se concluir que a recuperação do técnico foi possível porque o mesmo foi atendido logo após ter sofrido o AVC, portanto, a dica é que quando se encontrar alguém passando mal o ideal é chamar um médico ou ligar imediatamente para um dos números de emergência que são os números de telefone 190, 192 e 193.