O nome Sertanejo Universitário surgiu depois que muitas duplas começaram a aparecer cantando um novo estilo de sertanejo, diferente daquele que éramos acostumados a ouvir, as famosas modas de viola que tinham sua inspiração em fatos reais, assim eram as canções de Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Sérgio Reis que foram grandes ícones da musica sertaneja, e tinham seus limites mais nos interiores dos Estados, isso na década de 80. Com a evolução deste estilo, nasceu o sertanejo romântico isso na década de 90, com a dupla Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel entre outros. Já em 2002 começaram a surgir as primeiras duplas do sertanejo universitário, os pioneiros foram Cesar Menotti e Fabiano, João Bosco e Vinícius e Victor e Léo, dando grande evolução a música sertaneja.
Devido ao grande sucesso deste estilo, novas duplas se aventuraram, surgindo então Maria Cecília e Rodolfo, Jorge e Matheus, João Neto e Frederico, Hugo Penna e Gabriel, João Carreiro e Capataz entre outros, o mais novo fenômeno é o Luan Santana, um garoto que hoje tem 19 anos de idade, começou sua carreira cantando na escola que estudava, fazendo shows para amigos e professores, dai em diante ficou conhecido em todo o mundo.
Mas não parou por ai ainda continua aparecendo novas duplas em busca do tão sonhado sucesso, correndo atrás do reconhecimento do publico fã deste estilo. Hoje existem ate mesmo crianças nesse meio, é o caso da dupla Breno e Caio Cesar dois irmãos gêmeos naturais de Americana interior de São Paulo que em janeiro de 2009 lançaram seu primeiro CD e em 2010 lançaram seu segundo CD “Doideira” que vem superando todas as expectativas no mundo do sertanejo universitário.
Graças a esse estilo que saiu do interior e avançou até as grandes cidades, os rodeios hoje tem grandes expectativas de publico, e esses cantores são alvos de grandes shows, mesmo não sendo em arenas de rodeio, conseguem seu espaço fora deles, com mais facilidade e reconhecimento.