Muitas pessoas sabem que a doação de sangue é um ato nobre e pode salvar vidas. Não custa nada, e ao fazer a doação alem de ajudar quem precisa, é realizado alguns exames na amostra de sangue coletada, diagnosticando se você apresenta algum tipo de doença que até mesmo não sabia. Para fazer a doação, existem campanhas ou você pode se informar na Santa Casa mais proxima de você, ou no hemocentro, para fazer a doação você precisa ter mais de dezoito anos, pesar mais de cinqüenta kilos, ter uma vida saudável, não ter feito nenhuma tatuagem no prazo de 1 ano, não ter apresentado doenças congênitas como meningite e hepatite antes dos dez anos de idade, diabéticos que fazem uso de insulina, mulheres que estão amamentando e a criança esteja com menos de 1 ano de idade, quem passou por mordida de cachorro e tomou a vacina anti rabica, também não pode fazer a doação durante um ano, pessoas que fizeram uma cirurgia de grande porte deve evitar fazer a doação de sangue por um ano, cirurgias de médio porte pedem um prazo de seis meses, e cirurgias pequenas o prazo é de 72 horas.
O sangue doado, leva em torno de 24 horas para ter seu plasma renovado, e os glóbulos vermelhos em torno de quatro semanas. Já para o nível de ferro do organismo ser o mesmo são necessário de quarenta a sessenta dias para homens e de cinqüenta a noventa dias para as mulheres, que são exatamente o intervalo mínimo permitido entre uma doação e outra. O intervalo para doação de plaquetas é de sessenta dias.
Todo o material utilizado na coleta de sangue é descartável e seguro, para cada pessoa é utilizado um material, nunca sendo reutilizado para evitar a contaminação. É um método seguro de salvas vidas. O sangue doado pode ser utilizado para ser reposto em pacientes que estejam necessitando, ou poderá o paciente de acordo com a sua necessidade, utilizar somente o plasma ou as plaquetas, neste procedimento então o sangue é separado para isso. O sangue que são doados e por algum motivo não podem ser utilizados, são incinerados.