Convivência com seus vizinhos


Quem é que não tem um vizinho. Vivem juntos num mesmo espaço: um prédio. Mal se falam, não se conhecem, mas, ainda assim, discutem na maioria das vezes e as relações azedam intensamente. Hoje em dia os andares proliferam em qualquer local. Mais baixos, mais altos, com casas maiores ou menores, a verdade é que a maioria dos vizinhos não se conhece, havendo apenas uma percentagem muito baixa que mantém relações amigáveis. O típico Bom Dia chega a ser a única forma de contacto entre pessoas que habitam no mesmo prédio, e muitas vezes o silêncio entre vizinhos chega a ser mesmo total. Fundamental para este artigo é perceber que as pessoas habitam num espaço que é repartido por tantos outros, mas que cada um tem a sua privacidade, os seus direitos, desde que para isso não prejudique ou incomode os outros. Na realidade, muitos dos atritos existentes entre vizinhos têm por base problemas de barulho ou invasões de privacidade intoleráveis, tudo porque um deles não soube respeitar os limites do espaço do outro.

Acordar de manhã com a música num volume elevado, ainda por cima se não gostar da música, não é muito ético, ou tentar adormecer e estar a ouvir os vizinhos de cima a rir à gargalhada, por exemplo, também deixa muito a desejar. Você precisa compreender que ainda que julgue não estar a incomodar os vizinhos isso pode estar a acontecer, mesmo inconscientemente. Convém regular o volume do que quer que seja inclusive da sua voz, em horas menos apropriadas, quer seja de manhã ou à noite.

Se não pretende que amanhã os seus vizinhos venham bater-lhe à porta por causa de um barulho incomodativo proveniente da sua casa, convém ter o máximo cuidado para não incomodar ninguém. Se tem cães ou gatos tome cuidado para eles não sujarem nada no prédio, e caso o façam vá de imediato remediar esse estrago, tente reservar seus animais aos seus limites. Seja minimamente civilizada e aprenda a ter sempre um sorriso para os seus vizinhos e isso ira fazer com que você tenha uma ótima convivência com seus vizinhos.