DOAÇÃO DE ÓRGÃOS


Milhares de pessoas sabem que outras milhares de pessoas estão nas filas de transplante, aguardando um órgão que salve a sua vida, esperando que pelo menos uma luz se acenda no final do túnel e ela possa viver o resto da vida que ela teria direito e que por algum motivo, está quase se perdendo. Mas porque ainda existem tantas pessoas na fila, aguardando um transplante, se tantas pessoas morrem diariamente, e cada pessoa que morre pode salvar dependendo do estado físico e da causa da morte, pelo menos cinco vidas? Houve uma época em que muito se falava sobre o assunto, mas todo mundo tem conhecimento e acabou caindo em esquecimento. No momento do óbito, a família tem muito a resolver e as vezes acaba se esquecendo deste fator, outro problema que agrava a doação de órgãos é que nem todos os lugares estão preparados para a remoção destes órgãos, que acabam sendo inutilizados, exatamente por isso.

A conscientização da doação de órgãos deve começar em meios a sociedade, e depois haver investimento da área da saúde para preparar os profissionais para que eles possam executar este procedimento. Alem de ser um ato nobre, a doação de órgãos salva vidas. As vezes pode acontecer de se perder o paciente, mas a simples chama de tentar devolver a vida a uma pessoa, nos faz melhor.

O paciente que necessita de um transplante, não o faz por querer. É uma doença que o ataca fazendo com que ele perca este órgão, e muitos deles, morrem na fila, aguardando o transplante, com certeza você conhece alguma historia de quem necessitou, ou alguém que chegou a fazer o transplante. Até que o transplante seja concluído, é um prazo de muita dor para o paciente, envolvendo família, amigos e conhecidos. Por solidariedade, já que podemos salvar uma vida, porque não faze-lo. Pense melhor, se isto acontecer com você, coloque de volta o sorriso em alguma pessoa, mesmo que você nem a conheça, mesmo que você nunca vá conhece-la, mas se consegue proporcionar esta alegria, faça a sua parte. Doe órgãos e salve varias vidas.