Veja como perceber a depressão infantil


Você percebeu que algo está errado com seu filho, ele esta distraído, isolado, agitado, preguiçoso, diferente do que é habitualmente? Ele pode estar com depressão infantil, ao contrário do que imaginamos que somente os adultos sofrem de depressão, os casos de depressão infantil têm aumentado muito em nosso país. Começando com crianças ainda muito pequenas e seguindo por algumas delas até a adolescência. O fato preocupante é que ela quase nunca é notada, os pais acham que é da personalidade da criança se isolar e não dão importância ao fato, mas as crianças que apresentam o quadro de depressão infantil, têm muito mais chances de passarem pela depressão na fase adulta. É preciso que as emoções da criança sejam levadas a sério, tanto quanto a de um adulto.

Os sintomas mais comuns da depressão infantil são: Alterações de humor, de comportamento e de pensamentos. Tristeza. Baixa auto-estima. Isolamento. Rejeição. Cansaço. Dificuldade em realizar tarefas. Pouca energia para atividades físicas e brincadeiras de lazer. Dificuldade de concentração. Irritabilidade. Medo inêxplicado. Agressividade. Alteração no apetite, Transtornos no sono. Podem ocorrer reclamações por conta de dores sem motivo, dores de cabeça, dor de barriga, etc. O motivo pelo qual a criança fica deprimida pode ter influencia dos pais.

As vezes os próprios pais passam formas de pensar e agir que impulsionam esta depressão. Os pais devem sempre impulsionar o otimismo da criança, se a criança entender que tudo na vida é muito difícil e doloroso, ela só terá pensamentos negativos, entrando no quadro de depressão sem querer. Temos que sempre impulsionar nossas crianças, não os coloque pra baixo, não os faça sentir menosprezados, as palavras que dizemos aos nossos filhos tem muita força, isto porque para os filhos, os pais são quase heróis, e o que eles falam é ponto final na vida. Se você passa pro seu filho que ele é um fracassado, ele irá se sentir um fracassado. Outra atitude que leva a criança a depressão é o seu ambiente ser local de combate, a criança não deve nunca presenciar brigas, ela guarda para si estas atitudes e reflete no comportamento dela. Se ela perceber a infelicidade dos pais, ela poderá entrar em depressão por não querer que seus pais sofram.