Nelson Luiz Dias Júnior


Estagio é a preparação do estudante para executar as suas funções, ou para mostrar o conhecimento prático da profissão que ele decidiu seguir. Ao entrar numa faculdade, todo estudante sonha em como será o seu futuro depois de formado. Pensando nisso, e também em preparar este estudante para as dificuldades e os obstáculos que ele encontrará depois de formado, foram criados os estágios. Para o Gerente de Administração de Estágios da Catho Online, Nelson Luiz Dias Júnior, podemos definir o estágio como uma atividade de aprendizagem social, profissional e cultural, que proporciona ao estudante a participação em situações reais da vida e do trabalho do seu meio. "O estágio é uma oportunidade de conhecer a realidade da comunidade na qual o estudante pretender atuar, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino em que ele estuda", afirma.

Pensando assim, podemos afirmar que o estágio é uma importante parte do processo de formação do aluno, pois permite ao estudante aplicar seus conhecimentos teóricos, motivando os estudos e possibilitando uma melhor assimilação das matérias curriculares. O estágio também é importante por amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para a profissional, proporcionando contato com o futuro meio em que ele vai exercer a sua profissão, além de oferecer a chance para o aluno conhecer a filosofia, as diretrizes, as organizações e funcionamento de empresas e instituições, além de propiciar um melhor relacionamento humano.

Mas estagiar também pode trazer benefícios financeiros para os alunos... "Além de funcionar como instrumento de orientação, desenvolvimento e qualificação profissional, outra vantagem do estágio é assegurar ao estudante uma bolsa-auxílio que, para muitos, significa a possibilidade de permanecer na escola, já que dependem de recursos para pagar as despesas escolares além de, muitas vezes, permitir que contribuam para as despesas cotidianas". Para o estudante de Propaganda e Marketing, Fábio Alves Dourado, a remuneração é importante, mas não é o fundamental. "É preciso fazer um estágio para chegar ao mercado depois de formado com alguma experiência na bagagem. Sem o estágio fica muito difícil conseguir uma colocação futura", diz. Começando através do estagio a interligação meio com o aluno.