Como superar o medo de ginecologista


Toda mulher a partir da vida sexual ativa, deve ir ao ginecologista. Mas porque temos tanto medo de ir ao médico? Alem do medo temos também vergonha, mas é necessário que façamos uma visita periódica, este médico é muito importante para o acompanhamento de algumas doenças, alem do mais, se acontecer uma gravidez você terá que ir de qualquer forma, não é mesmo? Então vamos lá, tire da cabeça tabus que com certeza colocaram, e se você não sente a vontade com o médico do sexo masculino examinar você, escolha um do sexo feminino e fique mais a vontade. Existem algumas dicas para você não ficar constrangida em frente ao médico. Vamos a elas.

A mulher não precisa se depilar para ir ao médico ginecologista, os pêlos são uma proteção da mulher e mostram ao médico como anda os hormônios dela. Mas se isso for um incomodo pra você, você pode se depilar sem excessos, para não causar irritações e ficar com uma aparência horrível. Se você for fazer o exame da papanicolau, não use ducha vaginal, ela atrapalha o resultado do exame. Tome um banho antes de ir, se possível urine antes do exame, pois o instrumento que abre a vagina pode causar desconforto na bexiga. O papel higiênico não deve ser esfregado para secar e sim apertado no local. Por mais que esteja com vontade, não tenha relações um dia antes de ir ao médico, isso porque o esperma e a camisinha, eles alteram o PH da pele e promovem descamações. Se possível agende sua consulta entre cinco e sete adias depois de menstruar, é quando seu corpo está melhor para a realização do exame.

A menstruação pode atrapalhar a coleta de alguns exames, alem de deixá-la constrangida. Se você faz uso de cremes ou pomadas vaginais, suspenda o uso por dois ou três dias antes do exame. Informe tudo ao médico, sem esquecer de nada, tire todas as suas duvidas também, isso vai melhorar sua vida sexual e evitar que aconteça algo que você não sabia por falta de informação. Tenha o hábito de se consultar, o ginecologista é um especialista como outro qualquer, e se mesmo assim você não se sentir à vontade, procure conselhos de pessoas que já se consultaram com ele, saiba como ele trabalha e lembre-se que você precisará ir a este médico, portanto não fuja desta consulta e nem adie por muito tempo. Ele previne muitas doenças femininas. Quebre os tabus e faça a sua parte.