O Exame de qualificação UERJ que foi aplicado neste domingo
dia 9, já está com as correções online. A Universidade do Estado do Rio de
Janeiro aplicou o exame à primeira fase que os candidatos têm que passar para a
segunda fase do vestibular. O edital deixa claro todas as informações para que
o candidato possa aplicar seus conhecimentos. O edital conclui que mais de 70%
das perguntas tem que ser acertadas para que levem 20 pontos e possam ir para a
segunda fase. De 60% até 70% ganha conceito B (15 pontos), de 50% até 60 ganha
C (10 pontos) e de 40% a 50% ganha D (5 pontos). Os candidatos que tiverem
menos de 40 acertos serão reprovados. A lista de candidatos para a segunda fase
será divulgada dia 18 de junho. As inscrições estarão abertas do dia 2 até 24
de julho.
Correção do 1° Exame para o Vestibular UERJ 2014
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Questão 01
Letra D
Entre as consequências da substituição abordada pelo autor,
a opção D é a única que contempla um efeito positivo
desse processo: “não mais seremos obrigados a escrever
barbaridades...”.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
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Questão 02
Letra A
O início do texto contrasta com algumas ideias que aparecem
ao fim, entre as quais está o seguinte trecho:
“Preparemo-nos para morrer, irmãos, sem lamentações
ridículas, aceitando resignadamente a fatalidade das coisas“.
Nesse sentido, fica claro o tom irônico explorado pelo
autor, que faz piada do que seria a possível morte dele e de
seus “irmãos”.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
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Questão 03
Letra A
Apesar de se configurar em um momento passado, uma
característica do homem daquela época se mantém
como um dos marcantes aspectos do indivíduo atual: a pressa.
Devido a essa similaridade, o texto, como um todo, constrói
uma teia com alguns pontos de contato com a
modernidade.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
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Questão 04
Letra C
O trecho “nada impede que seja anexado ao animatógrafo um
gramofone de voz tonitruosa” aponta, exatamente, a
composição audiovisual existente em um processo
cinematográfico.
Nessa opção, unem-se as imagens sequenciais do animatógrafo
à sonoridade do gramofone, o que configura os
elementos básicos do cinema.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
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Questão 05
Letra B
O conteúdo pressuposto, que serve de base para a conclusão
apresentada no enunciado, é definido pela capacidade que uma imagem tem de
transmitir mais fielmente um fato, em detrimento da subjetividade, da
imprecisão e da polissemia advindas, mais possivelmente, da linguagem escrita.
Dessa forma, confirmando o clichê de que “uma imagem vale mais do que mil
palavras”, aponta-se a opção B como a que melhor aponta tal conteúdo implícito.
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Questão 06
Letra B
Em seu trecho final, especula o enunciador: “porque o
absurdo da vida é insuportável para a vastidão dos desvalidos que povoa a
Terra”. Dessa forma, contrapõem-se duas noções distintas: a ficção, falaciosa e
ordenada, e a realidade, absurda, por ser inacreditável.
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Questão 07
Letra D
Observe, mais uma vez, o trecho: “mas movido pelo
conhecimento de que os truísmos são parte inseparável da boa retórica
narrativa, até porque a maior parte das pessoas não sabe ler e é no fundo muito
ignorante, rol no qual incluo arbitrariamente você”, evidencia-se uma suposta
superioridade do enunciador sobre seus leitores.
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Questão 07
Letra D
Observe, mais uma vez, o trecho: “mas movido pelo
conhecimento de que os truísmos são parte inseparável da boa retórica
narrativa, até porque a maior parte das pessoas não sabe ler e é no fundo muito
ignorante, rol no qual incluo arbitrariamente você”, evidencia-se uma suposta
superioridade do enunciador sobre seus leitores.
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Questão 09
Letra C
A palavra “sistema” é usada com sentidos diversos pelos seus
dois enunciadores. Para os protestantes, significaria algo de esfera social,
para o homem de terno, algo da esfera computacional.
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Questão 10
Letra B
Ao dizer “agora não vai dar”, o enunciador utiliza a
coloquialidade. Essa variante linguística sugere informalidade, o que rebate o
caráter de seriedade do protesto em curso. Reforça essa análise o contraste
entre os manifestantes –utilizando palavras de ordem e realizando uma exigência
formal, com postura agressiva – e o homem de terno, em postura calma.
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Questão 11
Letra B
A ideia de que seria difícil mandar recado a ela é
justificada pela ausência de facilitadores, como o e-mail. O conectivo “porque”
explicitaria essa relação de causa.
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Questão 12
Letra C
Trata-se de uma metáfora. Estabelece-se uma relação
subjetiva entre “pai” e “onça”: entre eles, para o eu lírico, haveria
semelhança em termos de agressividade, pelo que se infere do texto.
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Questão 14
Letra A
A sonoridade está intimamente relacionada à organização
rítmica do texto. No trecho “Nesse entretempo, ele nos chamava para escutarmos
seus imprevistos improvisos”, percebe-se a assonância do “e” (“Nesse
entretempo, ele”), do “a” (“chamava para escutarmos”) e do “i” (imprevistos
improvisos). Além disso, notam-se a aliteração do “s” (“Nesse”, “nos”,
“escutarmos seus imprevistos improvisos”) e a paronomásia (“imprevistos
improvisos”).
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Questão 15
Letra B
A personificação pode ser entendida como a atribuição de
características humanas a elementos que não o são. Dessa forma, ao escrever
“morte nos apanha deitados sobre a moleza de uma esteira”, confere-se ao
elemento “morte” um valor que não lhe é habitual, assemelhando seu
comportamento ao de uma pessoa.
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Questão 17
Letra A
O enunciador demonstra estranhamento ao ler no anúncio em
questão que o curso de computação era dirigido a idosos já que afirmava que
havia “matrículas abiertas para personas de 40 años en adelante” (linhas 2-3).
Segundo ele, considerar idosa uma pessoa de 40 anos seria acertado em 1900,
quando a expectativa de vida na Colômbia era de 28 anos. Hoje, está estimada em
75 anos. Portanto, a faixa etária (“franjas etarias”) exposta no anúncio causa
tal estranhamento ao autor.
Questão 18
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Letra B
Quando o enunciador afirma que os jovens de hoje têm a
oportunidade de viver ao mesmo tempo com seus pais e seus avós, fato que no
passado não era possível dada à baixa expectativa de vida, ele demonstra seu
ponto de vista favorável a essa convivência.
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Questão 19
Letra D
O pronome relativo QUE destacado no fragmento da questão 19
tem a função de referir-se a um termo antecedente, no caso o substantivo
“transformación”. Das opções apresentadas, a única que também apresenta a
partícula QUEcomo pronome relativo é a letra D. Neste caso, o pronome QUE
retoma o substantivo “proceso”, seu termo antecedente na frase.
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Questão 21
Letra C
Segundo o enunciador, a chamada “revolução demográfica”
provoca rápidas mudanças na estrutura populacional. Com isso, a pirâmide
resultado dessa estrutura “se ha ido desdibujando”, ou seja, foi com o tempo
sendo apagada e substituída pela chamada “cebolla poblacional”, onde nascem
menos crianças e a expectativa de vida é maior.