Exame de qualificação da UERJ – Correção







O Exame de qualificação UERJ que foi aplicado neste domingo dia 9, já está com as correções online. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro aplicou o exame à primeira fase que os candidatos têm que passar para a segunda fase do vestibular. O edital deixa claro todas as informações para que o candidato possa aplicar seus conhecimentos. O edital conclui que mais de 70% das perguntas tem que ser acertadas para que levem 20 pontos e possam ir para a segunda fase. De 60% até 70% ganha conceito B (15 pontos), de 50% até 60 ganha C (10 pontos) e de 40% a 50% ganha D (5 pontos). Os candidatos que tiverem menos de 40 acertos serão reprovados. A lista de candidatos para a segunda fase será divulgada dia 18 de junho. As inscrições estarão abertas do dia 2 até 24 de julho.

Correção do 1° Exame para o Vestibular UERJ 2014

·         Questão 01
Letra D
Entre as consequências da substituição abordada pelo autor, a opção D é a única que contempla um efeito positivo
desse processo: “não mais seremos obrigados a escrever barbaridades...”.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
·         Questão 02
Letra A
O início do texto contrasta com algumas ideias que aparecem ao fim, entre as quais está o seguinte trecho:
“Preparemo-nos para morrer, irmãos, sem lamentações ridículas, aceitando resignadamente a fatalidade das coisas“.
Nesse sentido, fica claro o tom irônico explorado pelo autor, que faz piada do que seria a possível morte dele e de
seus “irmãos”.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
·         Questão 03
Letra A
Apesar de se configurar em um momento passado, uma característica do homem daquela época se mantém
como um dos marcantes aspectos do indivíduo atual: a pressa.
Devido a essa similaridade, o texto, como um todo, constrói uma teia com alguns pontos de contato com a
modernidade.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme
·         Questão 04
Letra C
O trecho “nada impede que seja anexado ao animatógrafo um gramofone de voz tonitruosa” aponta, exatamente, a
composição audiovisual existente em um processo cinematográfico.
Nessa opção, unem-se as imagens sequenciais do animatógrafo à sonoridade do gramofone, o que configura os
elementos básicos do cinema.
Professores: Filipe Couto e Vicente Delorme

·         Questão 05
Letra B
O conteúdo pressuposto, que serve de base para a conclusão apresentada no enunciado, é definido pela capacidade que uma imagem tem de transmitir mais fielmente um fato, em detrimento da subjetividade, da imprecisão e da polissemia advindas, mais possivelmente, da linguagem escrita. Dessa forma, confirmando o clichê de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, aponta-se a opção B como a que melhor aponta tal conteúdo implícito.
·         Questão 06
Letra B
Em seu trecho final, especula o enunciador: “porque o absurdo da vida é insuportável para a vastidão dos desvalidos que povoa a Terra”. Dessa forma, contrapõem-se duas noções distintas: a ficção, falaciosa e ordenada, e a realidade, absurda, por ser inacreditável.
·         Questão 07
Letra D
Observe, mais uma vez, o trecho: “mas movido pelo conhecimento de que os truísmos são parte inseparável da boa retórica narrativa, até porque a maior parte das pessoas não sabe ler e é no fundo muito ignorante, rol no qual incluo arbitrariamente você”, evidencia-se uma suposta superioridade do enunciador sobre seus leitores.
·         Questão 07
Letra D
Observe, mais uma vez, o trecho: “mas movido pelo conhecimento de que os truísmos são parte inseparável da boa retórica narrativa, até porque a maior parte das pessoas não sabe ler e é no fundo muito ignorante, rol no qual incluo arbitrariamente você”, evidencia-se uma suposta superioridade do enunciador sobre seus leitores.
·         Questão 09
Letra C
A palavra “sistema” é usada com sentidos diversos pelos seus dois enunciadores. Para os protestantes, significaria algo de esfera social, para o homem de terno, algo da esfera computacional.
·         Questão 10
Letra B
Ao dizer “agora não vai dar”, o enunciador utiliza a coloquialidade. Essa variante linguística sugere informalidade, o que rebate o caráter de seriedade do protesto em curso. Reforça essa análise o contraste entre os manifestantes –utilizando palavras de ordem e realizando uma exigência formal, com postura agressiva – e o homem de terno, em postura calma.
·         Questão 11
Letra B
A ideia de que seria difícil mandar recado a ela é justificada pela ausência de facilitadores, como o e-mail. O conectivo “porque” explicitaria essa relação de causa.
·         Questão 12
Letra C
Trata-se de uma metáfora. Estabelece-se uma relação subjetiva entre “pai” e “onça”: entre eles, para o eu lírico, haveria semelhança em termos de agressividade, pelo que se infere do texto.
·         Questão 14
Letra A
A sonoridade está intimamente relacionada à organização rítmica do texto. No trecho “Nesse entretempo, ele nos chamava para escutarmos seus imprevistos improvisos”, percebe-se a assonância do “e” (“Nesse entretempo, ele”), do “a” (“chamava para escutarmos”) e do “i” (imprevistos improvisos). Além disso, notam-se a aliteração do “s” (“Nesse”, “nos”, “escutarmos seus imprevistos improvisos”) e a paronomásia (“imprevistos improvisos”).

·         Questão 15
Letra B
A personificação pode ser entendida como a atribuição de características humanas a elementos que não o são. Dessa forma, ao escrever “morte nos apanha deitados sobre a moleza de uma esteira”, confere-se ao elemento “morte” um valor que não lhe é habitual, assemelhando seu comportamento ao de uma pessoa.
·         Questão 17
Letra A
O enunciador demonstra estranhamento ao ler no anúncio em questão que o curso de computação era dirigido a idosos já que afirmava que havia “matrículas abiertas para personas de 40 años en adelante” (linhas 2-3). Segundo ele, considerar idosa uma pessoa de 40 anos seria acertado em 1900, quando a expectativa de vida na Colômbia era de 28 anos. Hoje, está estimada em 75 anos. Portanto, a faixa etária (“franjas etarias”) exposta no anúncio causa tal estranhamento ao autor.
Questão 18
·         Letra B
Quando o enunciador afirma que os jovens de hoje têm a oportunidade de viver ao mesmo tempo com seus pais e seus avós, fato que no passado não era possível dada à baixa expectativa de vida, ele demonstra seu ponto de vista favorável a essa convivência.
·         Questão 19
Letra D
O pronome relativo QUE destacado no fragmento da questão 19 tem a função de referir-se a um termo antecedente, no caso o substantivo “transformación”. Das opções apresentadas, a única que também apresenta a partícula QUEcomo pronome relativo é a letra D. Neste caso, o pronome QUE retoma o substantivo “proceso”, seu termo antecedente na frase.
·         Questão 21
Letra C

Segundo o enunciador, a chamada “revolução demográfica” provoca rápidas mudanças na estrutura populacional. Com isso, a pirâmide resultado dessa estrutura “se ha ido desdibujando”, ou seja, foi com o tempo sendo apagada e substituída pela chamada “cebolla poblacional”, onde nascem menos crianças e a expectativa de vida é maior.