O que é a Apêndice?

O nome apêndice a grande parte das pessoas já ouviram falar, mas muitas não sabem o que é e nem onde fica. Quando a apêndice intestinal inflama é chamado de apêndice inflama em qualquer pessoa pode ser fatal se não operado com agilidade. Ela não ajuda em nada no corpo humano, mas se der um problema pode causar graves outros problemas. Nada mais é que uma bolsa em um formato de verme que está localizada no intestino grosso. Existem várias apêndices, mas a mais comum é a aguda, atingindo 7% da população na maioria os jovens. O outro tipo de apêndice é crônico que é uma série de inflamações.

Existem complicações para este problema como a peritonite que é quando as bactérias invadem o líquido peritoneal que se dá decorrente de uma perfuração livre nessa cavidade peritoneal, assim expelindo pus. Alguns outros são: trombose na veia porta, coagulação intravascular disseminada, abcesso bacteriano e sangue com septicemia.

Apesar de a doença aparecer mais nos jovens, os sintomas aparecem mais nos idosos e crianças. O que pode complicar em muitos casos é o local em que ela aprece, como do lado esquerdo e se não for tratada com agilidade pode infelizmente ser mortal. Há também a falsa apêndice que é uma dor muito parecida com ela, porém não é, por isso chamada deste nome. É uma dor no ventre agudo. Os sintomas que aparecem nas pessoas com apêndice, ou seja, o que equivale à minoria são os que seguem abaixo:

- Sensibilidade ao toque no ventre, que muitas vezes nada mais é que uma defesa dos músculos;
- Febre baixa;
- Falta de apetite;
- Náusea e vômito;
- Dor difusa contínua no abdômen que “muda” de lugar;
- Dor moderadamente intensa.

Os sintomas citados acima de acordo com a intensidade da apêndice se agrava, o que gera ainda mais desconforto e dor. No caso de um exame de laboratório aumentar o valor de leucócitos (células de defesa), o que chamado de leucocitose é preciso analisar mais a fundo a causa, pois pode ser apêndice.