Desenvolvimento Infantil - Engatinhar


Toda criança precisa do desenvolvimento natural. O processo é automático, a não ser quando a criança traz em seu histórico um distúrbio neurológico. Quando isso acontece o desenvolvimento pode ser precoce e precisa ser estimulado. Para as que não trazem nada também podem ser estimuladas, pois quando tiverem mais idade conseguirão melhor desempenho nas atividades.

Os recém-nascidos possuem reflexos que são inibidos naturalmente, mas quando eles não são estimulados corretamente pelos seus pais podem trazer malefícios para toda a vida. O profissional terapeuta ocupacional auxilia as famílias justamente nesse sentido. Atividades como colocar o bebé dos dois lados do berço, deixa-lo em seu colo olhando para frente (mãos, pés e cabeça voltados para frente) estão desenvolvimento.

O engatinhar é essencial para a vida da criança. É a partir dele que ela conseguirá ter o equilíbrio necessário pra ficar em pé, para controlar a cabeça, o tronco, descobrir a força que possuem em seus membros, entre outros. Para engatinhar a mãe pode usar os brinquedos da criança para fazê-lo engatilhar. Coloque um brinquedo posicionado lateralmente a criança para que dessa forma ela consiga alcançar o brinquedo e desta forma os pais podem estimular a criança a ajudando a ficar na posição de engatinhar. Rolos, a própria perna de seus pais podem ser usados para que ela (a criança) fique na posição de engatilhar.

Ao longo desse processo ela cairá várias vezes justamente por não ter força nos membros, mas ao longo desta atividade ela conseguirá criar força para o seu próximo passo que é o ficar em pé. Para ficar em pé essa criança naturalmente chegará próxima a um objeto (sofá, cadeira e outros) e começará a analisar que tem como ela levantar e ai iniciará o próximo passo. Ela levantando também cairá inúmera vezes e levantará.  Os familiares e amigos não devem tirar a cadeira ou o que a criança tiver na frente para levantar, pois é importantíssimo para o seu desenvolvimento.

O próximo será o andar. É o momento em que ele cria independência para andar e ir para onde quiser. Grupos musculares serão usados, a visão será muito usada e todos os componentes de desempenho de uma criança serão usados.