
O FGTS para quem não conhece é o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, ou seja, todo o tempo em que o trabalhador contribuiu para o INSS e então o fundo fica lá. Quando ele é mandado embora de uma determinada firma poderá pegar este FGTS que é deve mesmo, é um direito do trabalhador. Ele existe desde os anos 60 e serve para proteger o trabalhador quando ele for demitido.
O deposito do valor em cima do seu salário é feito pelo padrão, porém é descontado da folha de pagamento do mesmo. Muitas pessoas nem sabem o quanto tem em seu fundo de garantia. Mas vale lembrar que ele não pode ser retirado quando bem entender, mas somente quando for demitido. E caso você esteja nesta situação existem algumas formas para que possa visualizar qual é o seu saldo em conta.
- O primeiro modo é indo até a Caixa Econômica Federal de sua cidade e com o seu cartão cidadão, caso já tenha retirar o extrato a partir da sua senha e cartão colocado na máquina que já reconhece o seu PIS (cada trabalhar tem o seu)
- E a segunda forma é visualizar pela internet, não precisando ir até a agência de sua cidade. É possível através do serviço online de FGTS (https://extratofgts.caixa.gov.br/SIBNS/identifica_trab.processa?opcao=X) através do site. Para que tenha acesso ao extrato é preciso ter uma senha eletrônica que pode ser cadastrada no primeiro acesso. Caso já possua esta senha então coloque o número do seu PIS, a senha e “entrar”. Feito isso poderá visualizar o que tanto deseja.
Quando não se tem informações concretas sobre o assunto, ou seja, que você fica com dúvidas sobre o assunto a primeira ação que tem que ter é falar com o seu padrão, pois ele tem obrigação de lhe informar sobre estes assuntos, já que também diz respeito a empresa a qual ele é o dono. Caso ele não faça isso pode se direcionar a uma das agências da Caixa e pedir explicações que os atendentes estarão prontos para lhe explicar como funciona, o que é, quando pode retirar, etc.
