O RG é o documento de identificação que vira e mexe alguma pessoa perde, principalmente em festas! Porém, milhões destas não se preocupam em requerer uma segunda via, pois não acham necessário. Entretanto, para aquelas que desejam uma segunda via deve seguir os passos abaixo:
É preciso fazer o boletim de ocorrência, mais conhecido como B.O. E dará especificação como perda de documento o que as delegacias geralmente já tem um departamento especifico que fica como “Registro de Perda de Documentos”. Este é o primeiro passo que deve ser dado por qualquer tipo de pessoa. E a partir de agora pode ser modificado para cada região. Veja como fazer em São Paulo e interior.
No estado de São Paulo, em várias localidades existem os postos do “Poupa tempo” que é uma instituição que tem justamente esse propósito de economizar o tempo das pessoas em ações que necessitem. Indo ao local peça informações precisas para determinada ação, pois ela também pode se modificar de lugar para lugar.
Caso não tenha um Poupa tempo em sua cidade, poderá se dirigir a Secretária de Segurança Pública (SSP) que existe em sua cidade. Esta é a instituição responsável por emitir os documentos, e portanto, há uma seção somente para isso.
O que se tem de novidade atualmente é que você pode levar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto com você e pedir para adicionar a sua segunda via, o que facilita porque não precisa ficar levando sempre os dois documentos aonde vai, mas é claro que dobra a atenção, pois perdendo este documento estará automaticamente perdendo os dois.
Este processo de segunda via pode ser feito não acompanhado pelos pais a partir dos 16 anos, caso contrário o acompanhamento do responsável é obrigatório. O processo muda de estado para estado, e desta forma no ato do “cadastro” do B.O se informe como fazer para retirada da segunda via.