A tradicional aliança é um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas, em noivados e cerimônias de casamento. O significado do noivado na antigüidade contrapõe-se aos valores conquistados nos novos tempos, por isso, muitas vezes, os casais deixam de lado a formalidade do noivado. A palavra aliança surgiu por volta do século XV, acredita-se que em Provence, na França, época em que nasceu o
amor romântico.
Esta simbologia da aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, provavelmente vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento, e estes acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Muitas crenças nasceram então, como exemplo o fato de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido. Os anéis de casamento são usados pelos noivos na cerimônia de casamento religioso ou civil, por diversas culturas. Costuma-se fazer a troca dos anéis no momento final desta cerimônia, vez que os noivos os colocam no dedo da mão esquerda, simbolizando assim a união matrimonial.
No Brasil o anel de compromisso ou aliança de compromisso é um anel de prata utilizado por casais de namorados para demonstrar fidelidade e seriedade do namoro, e após completarem certo tempo de namoro trocam de alianças, porém essas no namoro são sempre de prata. Esta é tida como uma forma de demonstrar que o namoro é sério, embora no momento ainda não tenham a intenção de se casar.
A aliança do homem tem o nome da mulher e a data do início do namoro gravada e vice versa, alguns preferem gravar os dois nomes em ambas, seguidos da data. E depois de um tempo elas são substituídas por alianças de noivado.