O que é um Recuperador de Crédito

Milhões de pessoas em todo o país trabalham como recuperadores de créditos, mas poucos sabem qual a diferença com o telemarketing e o que é o seu trabalho.

Função do Recuperador de Crédito

Como o próprio nome já diz é a pessoa que recupera créditos no mercado seja dentro de um banco, financiadores ou lojas. Esta função tem como o objetivo fazer o serviço de cobrança da empresa que o contratou. Os contratos das dividas são antigos e precisam ser cobrados para que possam ser pagos. Geralmente não é a própria empresa que faz este serviço e sim uma terceirizada que compra os débitos e lucra em cima dos mesmos posteriormente.

Os operadores tem carga horária de seis horas por ser um serviço que exige mais de algumas partes do corpo, como, por exemplo, a garganta por falar com os devedores e o ouvido. Estes operadores negociam o débito utilizando de argumentação para fechar acordo e fazer o devedor pagar.

As ferramentas atuais de trabalho de um recuperador são: computador, telefone e o sistema para que tenha acesso aos dados do cliente. Há várias empresas espalhadas no país com filiais com o mesmo objetivo e concorrência.

Diferença com Telemarketing

Por não conhecer a profissão as pessoas julgam errado os recuperadores. Quem trabalha com telemarketing vende produtos, serviços, planos, oferece algo para o consumidor comprar, principalmente cartão de crédito. Já o recuperador de crédito tem como objetivo cobrar a divida que já foi feita.


É um trabalho que acaba sendo muito no caso de primeiro emprego, isso porque os adolescentes procuram por um emprego que bata mais ou menos com o horário de escola e que ao mesmo tempo tenha uma remuneração interessante. Além da remuneração há os benefícios que cada empresa oferece e é o que difere cada uma delas. Para quem faz faculdade é um emprego interessante por conta do horário que permite a flexibilidade de estudar e podendo escolher o turno de trabalho, assim ficando o que é melhor para ela.