A nova geração de consoles vem para mais alguns anos no cenário gamer se manter como principal opção de jogos eletrônicos para jogadores do mundo todo. Acontece que ano após ano, os computadores entram na disputa de frente com os consoles, sendo que estatisticamente um console tem uma vida útil de no mínimo 5 anos, rodando os principais games lançados neste período, enquanto os PCs precisam sofrer atualizações com menos tempo, em média 3 em 3 anos, afinal de contas os gráficos dos games melhoram e jogar na máxima qualidade exige melhorias na máquina.
O Playstation 4 tão famoso e criticado em relação a seu preço de venda no Brasil, mesmo custando inicialmente um absurdo, é sem sombra de dúvidas o preferido de muita gente, principalmente das pessoas que acompanham a Sony, detentora da marca Playstation, desde a primeira versão do console, passando por melhorias a cada geração, trazendo novidades, tecnologia de ponta e aumentando ainda mais a legião dos fãs.
Do outro lado, criado pela empresa Microsoft, o Xbox One vem para desbancar a pose de comando da Playstation neste cenário bilionário. Já nesta geração, a disputa entre Playstation 3 e Xbox 360 foi de tirar o fôlego. Lembrando que a disputa não está somente na qualidade gráfica ou preço de cada console, mas sim, no conforto dos controles, nas condições para jogar online, na exclusividade de algumas empresas em games especiais, como por exemplo, um dos melhores games automobilísticos conhecido por nome “Forza” que é exclusivo para Xbox, e um dos melhores jogos do ano de 2013, o The Last of Us que foi um lançamento exclusivo para a plataforma Playstation 3.
Além das diferenças básica entre um console e um PC, é fundamental você ter em mente que qualquer um dos dois irão exigir manutenções, cuidados especiais e também gastos na compra de teclados, mouses, joysticks e também games, principalmente se você é fã de lançamentos e gosta de jogar online com seus amigos. Um outro diferencial entre PC e consoles, é que no PC você tem diversas opções de hardwares na hora de montar o seu, podendo optar, por exemplo, se você quer jogar no mínimo de qualidade seus jogos, no médio ou então no máximo, e isto pesa na hora do preço final do PC.