Como evitar a infecção urinária

Como evitar a infecção urinária


A infecção urinária é uma doença muito comum, tanto quanto a gripe. A doença é mais comum nas mulheres, várias já tiveram esse problema, isso porque a mulher tem a uretra mais curta, ficando mais perto da entrada da vagina, facilitando a infecção por bactérias. Tal infecção ocorre devido a microrganismos, principalmente bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga, os rins e nos ureteres. Mulheres que tem relações sexuais habitualmente têm mais chances de adquirira a infecção.

Também sofrem com a infecção urinária, as grávidas e idosas que usam fraudas geriátricas. As grávidas também têm esse problema, porque nesta fase a mulher tem suas defesas diminuídas. Ainda colabora para que ocorra a contaminação o aumento da progesterona, que faz com que a bexiga relaxe, favorecendo a infecção. O primeiro sinal de que a pessoa está com infecção urinária é a ardência, incomodo e muita vontade de urinar, e também muda o cheiro da urina que fica forte e mais escura que o normal. Existem fatores que podem evitar que a infecção urinária surja, a primeira dica é se tomar muita água, várias vezes ao dia, e não ficar segurando o xixi, o ideal é ir ao banheiro sempre que sentir vontade. Outra dica importante é urinar após as relações sexuais, evitar o uso de absorventes internos e de sprays de higiene intima.

Também ajuda evitar a infecção, a mulher que faça a higiene adequada na região urinária. Essa infecção não exige um tratamento difícil, para combater é necessário apenas que a pessoa faça o uso de antibióticos próprios para tratar o problema, o tratamento demora de três a quinze dias, dependendo da gravidade da infecção. Para saber o grau da infecção é necessário consultar um médico, ele vai prescrever exames que vão descrever o grau da doença. Assim, conclui-se que uma boa higiene é fundamental para que a pessoa não tenha infecção de urina, mas caso isso aconteça, as dicas acima podem contribuir para o tratamento da doença.