Quais os riscos de pintar o cabelo durante a gestação

Quais os riscos de pintar o cabelo durante a gestação


A maioria das pessoas tem duvidas sobre quais os problemas que os tratamentos de cabelo podem causar durante a gestação, quais os reais implicações que o alisamento, tintura, relaxamento, permanente ou descoloração podem causar à saúde do bebê.
Não há muito material médico disponível sobre isto, o fato que é que muitos médicos vêm com cuidado o uso destes produtos, principalmente nos primeiros meses da gestação.
Os tratamentos que recebem maior atenção é a descoloração que exige o uso de peróxido de hidrogênio e permanentes e relaxamentos, pois envolvem uma grande quantidade de produtos químicos, por isso deve ser levado em conta o tipo de tratamento e o tempo que se é exposto a ele.

Há pouca informação sobre a reação causada por estes produtos em seres humanos, porém foram realizados testes em animais com doses altas e não foi notada nenhuma mudança significativa no feto, o que se sabe é que somente uma pequena quantidade de todo o produto aplicado é absorvida pelo organismo.
Sendo assim será que existe a possibilidade de uma quantidade mínima não trazer risco ao feto? Nas tinturas há informações disponíveis limitando o seu uso e a aplicação durante a gestação, os produtos usados para fixar a cor nos cabelos podem causar irritações no couro cabeludo, mas parecem não causar efeito em outras partes do corpo.

Foram realizados testes também durante o alisamento e também não houve nenhuma alteração no feto.
Devido às poucas pesquisas realizadas sobre os efeitos adversos dos tratamentos e embelezamento dos cabelos durante a gestação, e pela exposição do bebê a algum risco, não é recomendado que se realizem tais procedimentos, principalmente nos primeiros três meses de gestação, esta fase é de diferenciação e de definição celular.
Mais importante que a beleza dos cabelos é a saúde do bebê, vale a pena evitar.