Dieta ortomolecular

Dieta ortomolecular


Este tipo de dieta está sendo bastante comentado e a maioria de nós não sabemos o que realmente é, e a sua recomendação.
A dieta ortomolecular faz parte da medicina ortomolecular, que sugere que a maioria das doenças está ligada ao desequilíbrio químico e a deficiência de nutrientes, que podem ser prevenidas, tratadas ou até curadas, a idéia é nivelar as substancias como vitaminas, aminoácidos, sais minerais, hormônios e antioxidantes para melhorar o funcionamento do organismo.

A dieta baseia-se em testes sofisticados de laboratório para descobrir as deficiências e praticar a dieta se baseando no resultado dos exames. Este tipo de dieta não é muito aceita na medicina convencional, pois a definição de ideal de vitaminas e nutrientes é baseada através da interpretação de cada profissional.
No começo a dieta ortomolecular indicava aos pacientes o uso de suplementos com altas doses de nutrientes, hoje em dia é mais comum o uso de substancias como: aminoácidos, enzimas, hormônios, sais minerais, nutrientes não essenciais e vitaminas. As substancias recomendadas também podem ser alteradas conforme a necessidade de mudança na dieta, muitas vezes as vitaminas são indicadas em níveis bem mais alto que o recomendado pela medicina convencional.

Este tipo de medicina é bem controverso entre médicos e organizações médicas, mas seus defensores argumentam que a dieta se baseia em estudos feitos sobre nutrição e este é o suporte para o tratamento e as suas recomendações, eles ainda rebatem dizendo que este tipo de dieta tem menor probabilidade de causar efeitos colaterais e ainda afirmam que em muitas dietas faltam nutrientes e vitaminas necessárias para uma boa saúde.
Os especialistas em medicina ortomolecular garantem que este é o melhor caminho para emagrecer com saúde, pois é baseado no resultado de vários exames e supri toda a carência de vitaminas e substâncias para o bom funcionamento do organismo.