Saiba o que fazer quando se tem alergias de bijuterias


Sabe aqueles brincos lindos que nossa amiga estava usando, é apenas bijuteria. Mas se usar bijuteria, sua orelha coça, fica toda vermelha e começa a ferir, e você não sossega enquanto não tirar ele da orelha? Isso acontece porque alguns materiais usados na confecção destas bijuterias causam alergias. Os dermatologistas explicam que quando o fato é bijuteria qualquer material usado na confecção pode causar alergia, mas o grande causador das coceiras é um material de nome níquel, tão usado por ter o custo baixo, em segundo lugar vem o cobalto. Mas vamos saber um pouco mais sobre esta alergia.

Ela é denominada dermatite de contato e os sintomas são vermelhidão da pele, seguido de descamação, eczema, coceira, podendo surgir pequenas bolhas e crostas. A melhora se dá através da retirada do acessório, e a cura pelo não uso deste acessório. A substituição desta peça por outra de ouro pode não inibir a dermatite, isso porque são raras as peças de ouro que contem só este material, em geral são misturadas a outros materiais para dar a “liga”, o ideal é deixar cicatrizar, para depois usar o ouro, aí sim diminuirão as chances de inflamação. Se você acha que usar brincos de pressão podem inibir a dermatite, engano seu, a dermatite se dá pelo simples contato com a peça, e o brinco de pressão estará em contato com a sua pele.

Nem sempre a alergia se dá no momento de uso do material, geralmente a pele vai sendo estimulada durante algum tempo, que vai causando inflamação alérgica com o uso deste material, da mesma forma que se deixar de usar com o passar do tempo essa rejeição do seu corpo passará e não mais aparecerá a dermatite. Existe o famoso jeitinho brasileiro para conseguir usar esses acessórios, como por exemplo, passar esmalte na peça, mas isso poderá causar uma irritação maior. O melhor é descobrir qual o material que desencadeia a alergia, e procurar bijuterias que não use ele na composição. Caso a inflamação tenha ocorrido de maneira muito feia, pomadas contendo corticóide e remédios antialérgicos poderão ajudar a cicatrizar mais rápido, mas antes consulte um médico.