Como conseguir colágeno através dos alimentos


O colágeno é necessário em várias partes do nosso corpo como cabelos, unhas, pele, o que muita pouca pessoas sabem é que podemos acentuar a produção deste hormônio através da alimentação. O colágeno é o que fortalece as unhas, deixa nosso cabelo com beleza das estrelas e na nossa pele ele faz a elasticidade dela. Com a baixa produção de colágeno nosso corpo fica desprotegido contra as ações do tempo. O organismo passa a produzir colágeno a partir de 25 anos de idade, quando chegamos aos 50 anos essa produção cai para 35% e começa a haver um déficit, ou seja, você não produz a quantidade que seu corpo necessita, e quando entramos na menopausa esta queda é mais acentuada devido a diminuição do hormônio estrogênio.

Através da alimentação balanceada e rica em proteínas magras, com a ajuda de alimentos que contem vitaminas C, vitaminas E, cobre, selênio, zinco e silício, poderemos ajudar ao nosso organismo nesta produção. O que é muito curioso e quase ninguém sabe é que o silício esta em nosso corpo humano fazendo parte das unhas, cabelos e pele desde que somos gerados na barriga da nossa mãe, mas com o passar do tempo e o avanço a idade ele vai diminuindo, por isso é comum que suas unhas fiquem fracas só após os 30 anos, que seu cabelo mude de estrutura capilar também nesta idade. Ele é um oligoelemento que temos no corpo, com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação que são o colágeno e elastina. Portanto ele é um amigo inseparável do colágeno.

Existem alguns alimentos que ajudam o nosso organismo a estimular a produção de colágeno, são eles: proteínas magras, são alimentos que contem pouca gordura, atum, ovos, peite de peru, salmão, peito de frango, iogurte desnatado. Alimentos que ajudam nas Vitaminas C, caju, kiwi, acerola, goiaba, cenoura e pepino. Vitamina A e E estão presentes em grande quantidade na cenoura. Alimentos com zinco, avelã, amêndoa, castanha do Pará, frutos do mar e ovos. Alimentos com selênio, nozes, salmão, frango e carnes vermelhas. Alimentos que contem Silício, aveia, cevada, salsa, nabo, centeio, banana, trigo, alho, alho porró, alcachofras, cebola, mel, morango, aspargos, pepino, pinhão, tâmara e avelã. Alimentos que tenham cobre: fígado bovino, cogumelos, avelã, caju, lentilha e aveia. O abacaxi contem enzimas que estimulam e fortalecem o colágeno e as fibras elásticas.