DIA DAS BRUXAS



O Brasil, vive sofrendo influencias de outros países, com cultura, tradições, vícios de linguagens, etc. Uma das influencias mais forte, vinda dos Estados Unidos da América, é o famoso Dia das Bruxas. Nos Estados Unidos, esta data é comemorada através da decoração das casas, e seus moradores fazem doces para dar para as crianças da vizinhança que batem as suas portas fantasiados como criaturas de filmes de terror. Lá este evento é o maior sucesso. Aqui no Brasil, o dia 31 de outubro faz essa comemoração. Porem não é comemorado como nos Estados Unidos, aqui são feitos em vários locais bailes a fantasia, com premiações de fantasias por sua originalidade.

A história de comemoração desta data nasceu a mais de 2500 anos atrás, pelos celtas, que acreditavam que no dia 31 de outubro, os espíritos dos mortos saiam dos cemitérios para aterrorizar os moradores das cidades e tomavam posse do corpo dos vivos. Para assustar estes espíritos, os celtas decoravam suas casas com caveiras, abóboras decoradas e ossos, para afastar os intrusos e repudiar esta maldição.

Por estar relacionada com os mortos daquela época, esta festa traz figuras simbólicas como bruxas, zumbis, fantasmas e até mesmo os assustadores Drácula e Frankestein, que são as fantasias mais procuradas para este tipo de festa. Por sofrer influencias americanas, é que esta tradição chegou ao Brasil, mas muitos são contra tais influencias, dizendo que nosso folclore é rico em tradições e que deve-se valorizar o que temos de especial em nosso país. Por isso em 2005, foi criado no para comemoração também no dia 31 de outubro, o Dia do Saci, aquele moleque negro do nosso folclore que tem uma perna só, e usa uma carapuça vermelha, que é muito conhecido por aprontar travessuras em todos os lugares por onde passa. Caso seja sua preferência você pode ir a uma festa fantasia, fantasiado de saci, o único problema será ficar pulando o tempo todo numa perna só, mas gosto é gosto, e tradição é tradição. Seja qual for sua fantasia, divirta-se.