Como despeitar o prazer de comer frutas e verduras no seu filho

Nos dias de hoje, onde a TV só mostra passa propagandas de comidas industrializadas, é difícil criar em nosso filhos o hábito de comer frutas e verduras. Mas temos que começar desde pequenininhos, lembre-se que os seus hábitos também darão influência ao pequenino. Quando ele não aceita as frutas e as verduras, é porque ele viu esta repulsa em algum lugar, pode ser casa, na casa de amiguinhos, parentes. Se na sua casa vocês têm o hábito de se alimentar com estes alimentos, você não terá dificuldade em fazê-lo aceitar, mas não devem nunca fazer comentários sobre o sabor amargo, ou tipo, como porque faz bem, porque é muito ruim, a criança gravará rapidamente esta informação. A refeição deverá ter prazer em comer, então explique, converse, brinque com seu filho, deixe-o comer com as mãos, colocar o dedo na comida para experimentar que gosto que tenha, pegar do seu prato, para ver que não é diferente do dele, trazer o prazer para este momento, aí quando seu filho menos perceber ele comeu tudo, e assim você criará o hábito.

Mais tarde seu filho vai “achar que descobriu o mundo” e tomará uma postura do contra, vai querer parar de comer estes alimentos, isso porque a influências externas, ou seja, o amiguinho não come porque acha ruim, e tira sarro dele porque ele come. Neste momento você terá que ser paciente e compreensiva, diga para que ele coma e não diga nada ao amiguinho, convença-o que você vai ser sua aliada nesta. Fale que você irá convidar este amiguinho para almoçar e irá reclamar que ele não come mais aquele alimento, o deixe se sentir seguro.

Se mesmo assim ele ficar irredutível, e não quiser mais comer este alimento, não force, você irá se desgastar e pode fazer com que seu filho pegue raiva dos momentos das refeições. Aja com naturalidade, permita que ele mesmo escolha o que comer, invente refeições e “esconda” nelas os alimentos que ele não quer mais comer. Deixe que ele escolha o tipo de comida que ele quer, mais o importante é você não ter aquelas comidas que fazem mal na sua casa. Se ele trocar um alimento natural por outro estaremos no lucro.