Causas da Cataratas


Com certeza você já ouviu falar nesta doença não é mesmo? A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que é a lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcance a retina para formar a imagem, o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.

No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos. A catarata pode se desenvolver em um ou em ambos os olhos. Entretanto, na maioria dos casos, a catarata se desenvolve simetricamente nos dois olhos.

São várias as causas que levam à opacificação do cristalino: a causa mais comum da catarata é o envelhecimento. Os cientistas não sabem explicar ao certo o que causa a opacificação do cristalino com o passar do tempo, mas acreditam que os radicais livres possam ser os principais responsáveis pela doença. A fumaça do cigarro e os raios ultravioletas são as principais fontes geradoras de radicais livres.

Existem alguns tipos são eles: Catarata congênita, a criança nasce com a doença, podendo ser decorrente de infecções intra-uterinas ou má formação do globo ocular. Catarata traumática, ocorrem após acidentes com o olho e, geralmente, é unilateral. Mesmo sem perfuração do olho, o trauma pode provocar a opacificação do cristalino. Possíveis causas: Doenças metabólicas, o diabetes é a doença mais relacionada com o aparecimento da catarata, e se desenvolve mais precocemente e a perda visual pode ser mais rápida. Secundária à medicamentos, alguns medicamentos como os corticóides ex: prednisona, dentre outros, quando utilizados por longos períodos, podem causar catarata. Do mesmo modo, o uso de determinados colírios por longo período, também pode levar à opacificação do cristalino, Outras causas: algumas infecções ou inflamações do globo ocular também podem levar a problemas de catarata. Após conhecer as causas mais comuns da catarata, é necessário aprender mais sobre os principais fatores desencadeadores desta doença, chamados de fatores de risco. Procure um oftalmologista imediatamente.