CHUVA ÁCIDA SAIBA O QUE É


A poluição esta cada vez mais destruindo nosso planeta. O maior grande problema da vez são as chuvas ácidas. A formação de chuvas ácidas trata-se de um fenômeno e também um problema moderno, originado a partir do grande desenvolvimento de centros urbanos altamente industrializados. Com a liberação de poluentes à atmosfera pelas diversas fontes de poluentes gasosos (indústrias, veículos e usinas energéticas), há a combinação destes poluentes com o vapor de água existente na atmosfera. Esta combinação entre água e poluentes como o dióxido de enxofre e o óxido de nitrogênio, vai sendo acumulada em nuvens, ocorrendo assim sua condensação, basicamente da mesma forma como são originadas as chuvas comuns. Através da eletricidade gerada do choque entre nuvens, os elementos poluentes entram em reação química, formando compostos ácidos.

Alguns ácidos, são muito agressivos aos ecossistemas, sendo considerados poluentes altamente nocivos. Esses ácidos caem, depois, com a água da chuva e, como são ácidos fortes e corrosivos, poluem severamente o ecossistema: rios, lagoas, florestas, mares, têm seu ambiente biológico prejudicado, pois a vida é agredida e ameaçada por esses ácidos. O ambiente físico também é agredido pelos ácidos trazidos pela chuva, pois eles infiltram-se no solo e reagem com várias substâncias, libertando produtos tóxicos, que são absorvidos pelas plantas e ingeridos por animais. Além da agressão à natureza em si, a chuva ácida deixa suas marcas na arquitetura, em todo o mundo: os ácidos da chuva reagem com a superfície construída, corroendo-a, e em alguns casos, até mesmo destruindo algumas de suas partes.

Cidades com maior número de fábricas, de indústrias e de veículos têm certamente, maior concentração de ácidos, no entanto, nem sempre caem onde são produzidos, pois o vento freqüentemente carrega as nuvens para outras regiões, geralmente próximas. Três exemplos de ecossistemas brasileiros nos quais se têm detectado os efeitos da chuva ácida são o Parque Florestal do Rio Doce, a Floresta da Tijuca e parte da Mata Atlântica, próxima à Grande São Paulo. Os efeitos da chuva ácida têm sido revelados nesses e em outros ecossistemas, o que seguramente não significa serem eles os únicos atingidos; certamente, significa que eles foram estudados. O mal causado pela chuva ácida é no entanto, muito maior do que o conhecido e divulgado.