A meteorologia é um estudo científico da atmosfera terrestre, onde uma de suas funções é estudar a climatologia. Com diversas mudanças no clima, os meteorologistas adiantam as condições climáticas de cada região. Eles recolhem dados detalhados sobre maré, nível de poluição, mudanças drásticas de temperatura e índices chuvosos, que são obtidos por sensores distribuídos por todo território terrestre.
Os meteorologistas antecipam notícias importantes, tais como uma queda brusca de temperatura ou os inúmeros fenômenos da natureza. São importantes também nas viagens, pois te ajudam a saber como vai estar o clima na cidade destino, no dia que você deseja cair na estrada. A maioria da população prefere ver as previsões do tempo em telejornais, porém esses conteúdos podem ser encontrados facilmente na Internet, aonde são muito mais específicos e basta estar conectado, na grande rede, para saber as variações climáticas.
Além dessa utilidade “doméstica”, para viagens, as previsões atendem um grupo seleto que adora estar presente em grandes acontecimentos climáticos como furacões, tornados, entre outros. Com essa novidade tecnológica já se pode prever com mais exatidão aonde vão ocorrer esses fenômenos da natureza, e facilita o estudo dos especialistas.
Problemas como aquecimento global, apesar de fazer parte do cotidiano do mundo inteiro, tem pouca atenção da população, ela só começa a perceber que suas ações influenciam no clima depois que vêem países, como Finlândia, acostumados ao frio intenso sofrerem com previsões de calor exacerbado (ao menos para eles!).
Apesar de prever com destreza a pluviosidade de uma região, um departamento de meteorologia não pode constatar com certeza quando as chuvas ocorrerão, nem a quantidade de água que precipitará, assim um ponto positivo seria que quando der a cota de chuva em um ano, em determinada região, os habitantes já podem se preparar para uma futura estiagem.
Sendo assim, esse é um recurso muito importante para a humanidade, porém que pode ser usado com mais freqüência e eficácia.