Qual é o Correto? Porque, Por que, Porquê ou Por quê?

A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis de serem aprendidas, afinal de contas existem inúmeras palavras idênticas que mesmo possuindo praticamente a mesma escrita e o mesmo som quando pronunciadas tem significados diferentes e isso acaba confundindo a maioria das pessoas que não sabem quando e como utilizar determinadas palavras.

Porque, Por que, Porquê e Por quê são apenas algumas das palavras que causam confusão na cabeça de várias pessoas, pois são praticamente iguais tanto na escrita como também em seu pronunciamento, mas possuem maneiras diferentes de serem utilizadas em uma frase. Neste artigo você ficará sabendo qual a maneira correta de utilizar essas palavras em uma frase.



Porque, Por que, Porquê ou Por quê?

Qual é o Correto? Porque, Por que, Porquê ou Por quê? Pois bem, nenhuma dessas palavras são incorretas, o que acaba tornando-as corretas ou não é como as utilizamos em uma frase, pois cada uma delas possui um significado diferente. Para utilizar essas palavras de maneira correta é preciso saber quando utilizá-las, ou seja, saber em que situação cada uma delas pode ser utilizada e, a seguir você ficará sabendo como e quando utilizar os “porquês” para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que: é utilizado nas perguntas ou quando estiverem presentes (mesmo que não explícitas) as palavras “razão” e “motivo”.
Ex: Por que você não vai ao cinema?
Não sei por que não quero ir.

Porque: é utilizado quando corresponder a uma explicação ou a uma causa. É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Ex: Comprei este sapato porque é mais barato.
Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.



Porquê: é utilizado quando é substantivado e substitui “motivo” ou “razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Ex: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada.
Diga-me um porquê para não fazer o que devo.

Por quê: é utilizado nos finais de frases. Continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. Ex: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Por quê? Você sabe bem por quê.
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.