No mundo em que vivemos nós não sabemos tirar proveito dos benefícios oferecidos pela mãe natureza, principalmente em relação à energia elétrica que utilizamos em nossos lares, esta poderia ser produzida de diversas formas além da forma tradicional, que é através das usinas hidroelétricas, como por exemplo a energia à partir do vento (eólica) e a energia solar, proveniente do sol.
Embora aparentemente seja fácil falar sobre a energia eólica e solar, infelizmente a realidade é outra, afinal de contas os aparelhos necessários para a transformação dos fatores climáticos em energia são muito caros, dificultando o governo de diversos países de implantarem tal fonte de energia como principal ou complementar, além é claro de termos que contar com sol ou vento todos os dias, o que é também um tanto quanto difícil.
No Brasil nós temos a maioria da energia gerada através de usinas hidroelétricas, o que é também uma fonte de energia renovável, afinal de contas aproveita-se de quedas d’agua para girar turbinas que transformam tal força em energia elétrica, porém, no mundo existem diversas fontes de energias que não são renováveis e são totalmente agressivas com a natureza e com a camada de ozônio em geral. O carvão muito utilizado em grandes usinas siderúrgicas, alimentando enormes caldeiras, gerando vapor, que é transformado em energia para o funcionamento dos equipamentos.
A energia nuclear é uma fonte de energia que não gera poluentes ao meio ambiente. Esta fonte utiliza muitas vezes o urânio como matéria prima, que ao ser desintegrado, seu núcleo libera grande quantidade de calor, o que é transformado em vapor para movimentar ar turbinas que dão origem à eletricidade. Embora não gere poluentes, a produção de energia nuclear gera uma grande quantidade de lixo radioativo, e em casos de acidentes, mesmo que raros, oferece um grande risco aos seres vivos.
Energia geotérmica é a energia proveniente do calor encontrado à algumas camadas abaixo da terra. Em alguns lugares este calor pode ultrapassar 5.000 Cº, o que pode ser aproveitado para girar turbinas e criar energia para industrias. É ainda uma fonte muito pouco utilizada.