No mundo todo a inclusão social é muito importante para os deficientes que precisam dessa inclusão. Querendo ou não ela é uma inovação, pois antigamente as pessoas que tinham alguma deficiência iam todos parar em manicômios por acharem que era algum tipo de demência. Hoje tudo mudou e as escolas de todo o mundo aceitam os alunos para que eles tenham a chance de aprender como outro qualquer dentro de uma sala de aula normal.
Ela nada mais é que um processo social que contribui para a
formação de uma nova sociedade, sendo feita em meios públicos e importantes
para o desenvolvimento de uma criança, a escola. A alfabetização deve acontecer
em todas as idades, independente de raça, sexo, condição social, por isso os
direitos de crianças, jovens e adultos deve ser discutido. O processo de
desenvolvimento humano principalmente de crianças com algum tipo de deficiência
precisa ser estimulado e começa a partir da escola com outras crianças se
sentindo um ser humano normal (porque ele é um ser humano normal, a sociedade
que não o vê como tal) e ter processos significativos para a sua melhora e
aprendizado.
A escola precisa se ajustar para receber essas crianças e
quando o aluno requerer mais atenção é importante que dê a ele o que precisa. O
cuidado na formação de novos profissionais é extremamente necessário para o
aprendizado desses alunos. É preciso que eles entendam o que o professor
passará a eles, caso contrário ficará repetindo de série e não conseguirá o
desenvolvimento necessário.
Eles podem ter problemas físicos ou mentais, o ideal é que a
escola os trate como outro qualquer e geralmente as escolas de uma determinada
cidade são divididas para atender a demanda. Foi no ano de 1996 que uma lei foi
criada para que eles pudessem ter a mesma educação que qualquer outra criança.
Para maiores resoluções pode se ler e entender o artigo 58, citando o conceito
de educação especial para que assim todos possam entender melhor e fazer o
melhor trabalho com eles.