O Black Friday foi criado nos Estados Unidos. É uma nomeação para assimilar a ação de vendas anual que acontece após o feriado de Ação de Graças, ou seja, na 4° sexta-feira. E o Black Friday foi implantado também no Brasil e é neste momento em que todas as lojas do Brasil colocam preços abaixo em seus produtos para que todos tenham acesso.
No Brasil, ele chegou ao ano de 2010 por iniciativa da
empresa Cupons de Desconto. A primeira edição foi totalmente online e aconteceu
no dia 26 de novembro. Foram 50 lojas de varejos participantes. No ano de 2012
ocorre também lojas físicas, além das virtuais. Os descontos são em até 80% e
as lojas de decoração participam pela primeira vez. É possível encontrar as
lojas participantes através do site Busca de Descontos,
sendo através de categorias, descontos, sugestões e outros.
Grandes lojas como Casas Bahia, Carrefour, Walmart, Magazine
Luiza, Submarino, Americanas, Extra, Centauro, Ricardo Eletro, Chevrolet e
muitas outras estão no ano de 2012. Há duas formas de comprar:
- Indo até a loja mais próxima de você, o que traz a
vantagem de visualizar os produtos antes de comprar e pode levar para casa no
ato da compra. A desvantagem é que muitas vezes não consegue andar devido ao
grande número de pessoas que estão na loja para adquirir algum produto.
- A outra forma é através das lojas online que você consegue
comprar os produtos da promoção sem sair de sua casa e os recebendo após alguns
dias. A desvantagem é ter de esperar os produtos chegarem para conferir e os
utilizar.
Ambas as opções lhe permitem comprar com o uso de cartão de
crédito, parcelado ou não. O pagamento à vista ou em boleto bancário dão
maiores descontos para os clientes dependendo da loja.
Uma diferença nas lojas do Brasil é que a Americanas utiliza
o nome não como Black Friday e sim como Red Friday, para lembrar um pouco mais
de seu logo que é em vermelho e branco, fazendo lembrar mais da empresa e não
do dia em si.