A maior potência em termo de redes sociais, com certeza, é o Facebook. E os números provam isso. Com milhões de pessoas com perfis na rede espalhadas pela maioria dos países do mundo, faz do Facebook a maior rede social do mundo. E com isso o retorno financeiro para o seu criador também é gigante, Mark Zuckerberg é hoje o jovem mais rico, figurando entre as trinta pessoas mais ricas do mundo.
O poder do Facebook é tamanho, que a empresa pode comprar outra empresa, aliás, uma outra espécie de rede social por um bilhão de dólares, ousado não? Pois é, o Facebook adquiriu recentemente o Instagram. Mas, muitas pessoas, que utilizam o Facebook, não conhecem sobre o mesmo. Instagram é uma rede social de fotos, resumidamente, ou melhor, dizendo é um aplicativo de compartilhamento de fotos gratuito desenvolvido por Kevin Systrom e Mike Krieger, e projetado inicialmente para uso em dispositivos móveis Apple iOS e posteriormente com o Android.
O aplicativo, que é compatível com qualquer iPhone ou iPod Touch rodando iOS 3.1.2 ou superior, além dos sistemas Android. Permite aos usuários compartilharem suas fotos, bem como a aplicação de uma variedade de efeitos e filtros disponíveis. Os usuários podem compartilhar as imagens através do app Instagram ou usando uma variedade de outros aplicativos de redes sociais como Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr.
A rede foi comprada pelo Facebook, no entanto Zuckerberg avisou que não pretende fazer outras compras do tipo. Esta foi a primeira e única vez, segundo o proprietário, que o Facebook adquiriu outra empresa ou produto com um número tão grande de usuários cadastrados.
Ele ainda deixou claro que o aplicativo vai continuar oferecendo suas principais funções de compartilhar as fotos com outras redes sociais, e a opção de compartilhar ou não as imagens no próprio Facebook. Recentemente foi liberado o aplicativo para dispositivos Android, A rede faturou mais de novos 2 milhões de usuários que ansiavam por usá-la e não podia, porque não possuem aparelhos da Apple. Com o Android isso foi possível.