Sabemos de fato que muitos de nossos jovens não conseguem a verdadeira identidade, isso por que já estão corrompidos pelos males que a vida oferece, onde conhecem o mundo de uma forma e acaba não conseguindo mudar o seu jeito. Dentre os perigos que podem destruir a vida de um jovem o álcool e as borgas estão entre os dois primeiros, isso por que o adolescente que utiliza desses meios do mundo, certamente joga fora todas as suas metas e objetivos na vida. O álcool pode destruir a vida de um jovem, deixando o mesmo na dependência, onde ele perde os estímulos que fazem o mesmo viver, tira toda a percepção de mundo bom e de vida feliz, acaba com os sonhos daquele jovem.
A droga faz o mesmo papel, deixando o adolescente dependente daquilo, onde ele faz loucuras pelo vicio. Perde seu futuro, perde a sua vida e principalmente perde toda a sua responsabilidade e sua identidade como pessoa, é como se fosse um nada para a sociedade. Tudo isso pode ser causado pela ajuda dos “falsos amigos”, outro perigo na adolescência.
Esses amigos falsos só querem ver o nosso mal, e acabam nos levando para o caminho errado, para um lugar onde não conseguimos mais sair, um caminho que não tem mais volta. É desses falsos amigos e das vantagens negativas que o mundo oferece que todos nós precisamos sair, para que assim nossa adolescência seja repleta de paz e que tenhamos de fato um futuro brilhante.
Os pais devem estar de olho em seus filhos adolescentes, fazer que os mesmos criem responsabilidades pessoais, e que se tornem pessoas com caráter, pessoas com metas e objetivos na vida, pessoas que saibam amar e respeitar o seus semelhantes, pois só assim teremos grandes profissionais e grandes adultos responsáveis com sua vida. Vamos mudar essa fase da adolescência para melhor em nosso país, todos podem sim ajudar, basta que cada um faça desde já a sua parte em busca de melhores condições de vida e de futuro profissional.