Uma das reportagens na televisão sobre plantas medicinais foi muito importante para esclarecer sobre a utilidade dessas plantas, pois muitos pensam assim, se os médicos não receitam isso para mim, então não deve ser nada demais, mas, quem pensa assim está muito enganado, pois essas plantas não cuidam da doença, cuidam do doente. É muito bom, fazer uso dessas plantas em forma de chá, incluí-las em seu cotidiano, pois não serve só quando você está doente, é muito bom para a saúde, ao passar do tempo é possível notar os resultados.
Vamos comentar alguns casos de pessoas que estavam muito doentes, que chegaram ao ponto de tentar suicídio, devido à depressão muito grave, faziam uso remédio de tarja preta, mas os efeitos eram devastadores, com a procura por novos médicos, encontrou um que receitou plantas medicinais e desde então vem melhorando. Eis uma lista contendo algumas plantas medicinais. Erva Mate – Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial. Espinheira Santa – É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.
Cidró – Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas. Poejo – Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas. Guaco – Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarréia, vômitos e taquicardia. Melissa – Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.