O Verão está chegando, e com ele as ameaças do calor e umidade. Praticar atividades físicas, como por exemplo, correr é muito bom para a saúde, porém, no calor correr pode rapidamente levar à desidratação. Desidratação prejudica sua performance e diminui sua capacidade de recobrar-se para o próximo treino. Continuar a correr quando estiver desidratado pode levar à exaustão pelo calor e morte. Qualquer atividade física feita no calor tem de ser feita com muita responsabilidade para não comprometer a sua saúde e o seu organismo.
A desidratação é a falta de quantidade suficiente de líquidos corpóreos para manter as funções normais em um nível adequado (causada por perda e/ou ingestão inadequada de líquidos). A perda de uma baixa porcentagem de líquido em adultos, e de 5% de líquido em crianças, já é considerada uma desidratação leve. É muito importante beber muita água no calor, para não correr risco de perder líquidos corpóreos demais.
A desidratação pode ser causada pela perda excessiva de líquidos corpóreos, como em casos de: vômitos, diarréia (principalmente em casos de cólera), produção excessiva de urina (poliúria), sudorese excessiva.
A desidratação também pode ocorrer em virtude da ingestão inadequada de líquidos, como em casos de: náusea, estomatite ou faringite, doença aguda com perda de apetite.
Geralmente, a desidratação em crianças é uma combinação das duas causas, como em casos de: mal-estar estomacal com vômitos e diarréia, doença aguda em que a criança se recusa a ingerir líquidos e perde líquidos em excesso por meio da sudorese provocada pela febre.
Perdas de líquido de até 5% são consideradas leves; de até 10% são consideradas moderadas e de até 15% são consideradas graves. Se não tratada rapidamente, a desidratação grave pode provocar colapso cardiovascular e morte.
Há duas ótimas opções de bebidas para a desidratação: água e bebidas com carboidratos. Nada supera água para pura hidratação. A vantagem das bebidas com aproximadamente 4-6% de carboidratos é que elas são absorvidas tão rapidamente quanto à água e ainda provêm energia. Os carboidratos podem ajudar sua performance durantes treinos e competições de durem mais de 1 hora. Portanto, desidratação é coisa séria, ao praticar atividades físicas no calor mantenha sempre uma garrafa de água por perto.