Com a correria do nosso dia-a-dia não temos tempo para nada, nem para respirar direito. Com a repetição de movimentos que fazemos constantemente, seja no trabalho ou em casa mesmo nos momentos de lazer, não nos preocupamos em quanto esses movimentos podem afetar a nossa saúde, geralmente sentimos dores nos braços e pernas e não damos tanta importância para isso, porém existe uma doença que incomoda muito e que se não tratada devidamente pode trazer graves riscos, essa doença é a tendinite.
Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo). Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional. Em conseqüência, esta condição afeta pessoas que dependem muito tempo realizando uma mesma tarefa, quer em trabalho quer em lazer. Os grupos mais afetados são operários de linhas de montagem, que têm uma única tarefa ao longo de uma carreira de trabalho, e pessoas que utilizam demais o mouse de um computador. Os sintomas da tendinite incluem dores muito fortes podendo até resultar em incapacidade física. Os sintomas de aviso incluem sensação de dormência nos dedos, mãos frias e dificuldade de realizar tarefas simples como apertar um botão.
Uma vez que a tendinite é uma condição de difícil tratamento, uma prevenção eficaz é a melhor solução. As medidas preventivas mais aconselhadas incluem a realização de pausas freqüentes no trabalho e a diversificação de movimentos realizados, essas são as melhores formas de se evitar a tendinite, sempre é necessário fazer alongamentos entre as pausas no trabalho, é aconselhável a cada quarenta minutos alongar-se e dar um descanso para os membros que repetem muitos movimentos, com esses simples atos pode-se evitar uma complicação mais séria no futuro, mas claro se mesmo com alongamentos e pausas constantes ainda sentir dores é recomendado que se vá a um médico, pois ele é a melhor pessoa para ajudar no tratamento.