Quando a vida começa?

Ao lado de paz e amor, vida é uma das poucas palavras capazes de provocar unanimidade. Quem pode ser contra? Amor e paz, no entanto, são conceitos cujas definições não despertam polemicas. Com a vida é diferente, ninguém é capaz sequer de explicá-la. Por mais de 2 mil anos essa indefinição foi motivo de inquietação só para poucos filósofos, em geral, nos contentamos em falar que vida é vida e pronto, hoje porem, a ciência analisa fortemente esses conceitos, e expressões como proveta e/ou manipulação genética, estão cada vez mais presentes no dia a dia, e é exatamente ai que a questão sobre o que realmente é a vida se tornou polemica em todo o mundo e que vai guiar boa parte da sociedade em que viveremos, e as respostas serão decisivas para determinar se a pratica do aborto é ou não crime, também para definir sobre a ética de manipulação de embriões humanos para a cura de doenças.
Em outros termos, vida é  quando acontece a fecundação? Quer dizer que centenas de humanos morrem nos primeiros dias de vida, já que não se fixam na parede do útero, sendo expelido naturalmente pelo corpo. Vida é o oposto da morte? Vida é um coração batendo?
Saber onde começa a vida é  uma pergunta antiga, tão velha quanto a arte de perguntar que despertou os interesses de grandes filósofos, tais como Platão, que em um de seus livros “Republica”, defende a interrupção da gestação em todas as mulheres que engravidassem após os 40 anos, ele acreditava também que a alma entrava no corpos apensas no momento do nascimento.
São varias as tentativas de entender onde começa, como começa e o que realmente significa a vida em si, principalmente a vida humana, cabe a nós, seres humanos habitantes de terras maravilhosas, aproveitar cada momento, viver com intensidade e nos permitir as melhores ações, reações e relações que nos são proporcionadas.