A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, hoje em dia a dengue é considerada um dos principais causador de problemas de saúde publica em todo mundo. A dengue pode aparecer em quatro formas diferentes, Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. As que mais causam problemas são as, Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.
- infecção Inaparente
A pessoa infectada pelo vírus não demonstra nenhum tipo de sintoma, acreditam que a cada dez das pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
- Dengue Clássica
Ela é muito parecida, mais acaba sendo mais leve que a gripe. Ela aparece e fica entre cinco a sete dias com febre alta (39° a 40°C), a pessoa sente dor de cabeça, cansaço, dor muscular e também nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros sintomas.
- Dengue Hemorrágica
Ela é uma doença grave, logo de cara ela é parecida com a dengue clássica, mais depois do terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Assim que a febre acaba, a pressão arterial do infectado cai, o que pode gerar tortura, queda e choque. Se não for tratada com rapidez pode levar a morte.
- Síndrome de Choque da Dengue
Essa é a mais seria de todas as outras e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. O doente apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. A registro de varias complicações, como alterações neurológicas, problemas respiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.