A arquitetura mescla vidro e aço e o imponente edifício do Centro de Exposições de Chongqing, com cerca de 40.000 m² de área, só não impressiona mais que a vitalidade desta cidade de 32 milhões de habitantes elevada ao status de província e, desde 1997, comandada diretamente pelo governo central da China. Arranha-céus dominam o horizonte, milhares de prédios em construção e obras públicas marcam a metrópole localizada entre os rios Jialing e Yangtzé (maior da China e terceiro maior do mundo), assim como o trânsito carregado nas principais vias.
O principal motor deste polo de desenvolvimento no centro oeste da China são as indústrias automobilística e motociclística que, somadas, respondem por 71% da economia local. Em 2008, foram produzidos 1,09 milhão de automóveis (a quarta maior produção na China) e 10,63 milhões de motocicletas na cidade, o que lhe confere o título de capital chinesa das motos. As principais montadoras chinesas de motocicletas têm unidades na cidade: Jialing, Lifan, Loncin, Qingqi, Shineray, Haojue e Zongshen, entre outras. Um terço das motocicletas exportadas para o mundo sai das linhas de montagem de Chongqing.
Não à toa, a única feira nacional dedicada exclusivamente ao setor de duas rodas acontece em Chongqing. Neste ano a 8ª edição da CIMAMotor (Feira Internacional do Mercado de Motocicletas Chinês) aconteceu entre 17 e 20 de setembro no monumental Centro de Exposições.