Nelson Rolihlahla Mandela, ou simplesmente Nelson Mandela como é mundialmente conhecido, é considerado um o maior representante ou líder da África Negra, sendo o vencedor de um prêmio Nobel da Paz em 1993. Atualmente Nelson está com 94 anos de idade, sendo que 67 anos de sua vida, se dedicou ao serviço comunitário, sendo advogado dos direitos humanos e também prisioneiro da consciência, até que foi eleito o primeiro presidente da África do Sul livre.
Mandela nasceu em uma família nobre em uma pequena aldeia do interior da África do Sul, onde possivelmente, hereditariamente, se tornaria líder deste lugar com o passar do tempo, porém Mandela resolveu abandonas sua aldeia e sua família aos 23 anos de idade, foi quando partiu para Johanesburgo, capital africana, para dar inicio então a sua vida política, primeiramente ingressando na faculdade de direito.
Mandela que havia vindo de uma vida rural e tranquila no interior, na capital passou a ter uma vida rebelde na universidade, e embora passara por dificuldades, Nelson formou-se advogado em Johanesburgo e passou a liderar um movimento de resistência não violenta em prol da juventude em luta, e com o passar do tempo acabou num tribunal, sendo réu julgado por suposta traição, foragido da polícia e sendo o prisioneiro mais conhecido do mundo, na ocasião.
Passado esta ocasião, Mandela tornou-se o político mais engrandecido em vida, tornando-se o principal responsável pela refundação de seu país de origem. Mandela era muitas vezes observado de certa forma por ser um tanto quanto egocêntrico, porém, as qualidades dele em se dedicar no governo de seu país e em sua história de vida, lutando sempre por seus ideais, suprem algumas criticas sofridas por Nelson Mandela.
Em resumo, Nelson Mandela foi o presidente que lutou pela igualdade da África, conquistado uma sociedade multi étnica, ou seja, uma sociedade onde pessoas de diversas etnias pudessem viver em paz e harmonia, sem distinções.