Como se Tornar um Doador de Sangue


Ser um doador de sangue é um gesto muito bonito por parte das pessoas. Ajudar a salvar vidas deveria ser uma atitude mostrado por todos, mas infelizmente não é assim que acontece. Não é difícil se tornar um doador, o básico se resumo a ter entre 16 e 68 anos (incompletos) e pesar mais de 50 quilos. Estar bem de saúde é importantíssimo, pois não se pode doar um sangue que esteja infectado por algo. No momento da doação é preciso estar com um documento com foto em mãos.


  • Os jovens que tem 16 e 17 anos precisam ter autorização dos pais para poder doar e esta autorização pode ser baixada através do site HemoRio. Maiores de 18 não precisam, estão livres para a ação.
  • Para o sexo masculino para doar você precisa ter doado há mais de três meses e para o sexo feminino não pode ter doado dentro de 120 dias e no caso de ter sofrido aborto é necessário esperar por três meses. Ainda para as mulheres as que são gestantes ou está amamentando não pode doar. Um requisito básico para todos é ter almoçado há duas horas no mínimo.
  •  No mínimo seis horas de sono dentro de 24 horas a pessoa precisa ter descansando. E muito menos ter ingerido bebidas alcoólicas dentro de 24 horas antes da doação. Não ser usuários de drogas.
  • Tatuagens e piercings com menos de um ano também não entram para a doação.
  • Um portador de doenças infectocontagiosas não podem doar.
  • Quem recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano não doa.
Na época do final do ano infelizmente o banco de sangue diminui em grande proporção e é o momento em que mais ocorre acidentes e precisa de sangue na emergência. É preciso que os doadores consigam trazer mais pessoas para doar nesta época do ano.

Ressaltando que possível mal estar a pessoa pode passar: dor no local e/ou dificuldade para mover o braço, vômitos e náuseas, tontura e queda de pressão, desmaios, etc. Entretanto, para as pessoas que já estão acostumadas nada disso ocorrerá, a não ser que tenha se alimentado mal ou não tenha cumprido alguma norma. Por este motivo é preciso seguir tudo a risca. Doar sangue é um ato que salva vidas. Seja um doador.