Ter uma bolsa em Universidade não é fácil para quem não tem força de vontade . É preciso que corra atrás para que isso aconteça. Existem meios de se conseguir uma bolsa na Universidade, porém primeiramente você precisa visualizar em quais recursos você se encaixe. Há muitas Universidades que oferecem bolsas de estudos para alunos que não possuem condições financeiras, porém em troca eles pedem por notas boas e uma taxa mínima de frequência. E sem contar que as bolsas dadas pelas instituições são necessários inúmeros documentos para ter a aprovação.
O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um dos programas que ajudam os alunos a ter uma bolsa de estudo. Mas para que se tenha uma bolsa através deste programa você precisa ter feito o ENEM e atingido a nota para conseguir adentrar no ProUni que é de 400 pontos. Para cada Universidade há uma nota de corte que deve ser atingida para conseguir a bolsa e também vai muito da concorrência para visualizar se consegue. Quem obtiver a melhor nota e também provar que não tem muita condição leva a bolsa. É possível conseguir a bolsa parcial ou integral.
O FIES não deixa de ser uma bolsa de estudos, porém que mais para frente o estudante precisa pagar todo o curso, o que será mais fácil porque já estará trabalhando na área, ou pelo menos é o que se espera. O programa consiste em o aluno financiar a sua faculdade podendo também ser metade ou inteira e começar a pagar somente depois que concluir o curso superior e estiver trabalhando. É uma forma muito mais fácil do estudante ter a oportunidade de estudo na área em que deseja e não conseguiu outro meio de bolsa dentro da Universidade.
Outro tipo que pode ser oferecido é quando o aluno trabalha na instituição e assim ganha o curso, mas é claro que precisa apresentar progressos no emprego e não estar ali apenas para ganhar a bolsa.