Nos dias de hoje a obesidade é um problema de saúde que vem se tornando cada vez mais comuns, pois as pessoas estão se alimentando muito mal, só comem coisas que não trazem nenhum benefícios a sua saúde e também não praticam nenhum tipo de exercício físico e isso acaba causando sérios problemas para a saúde devido a esse sedentarismo. A obesidade vem se tornando mais presente na vida das crianças e principalmente na vida dos adolescentes, e isso acaba trazendo perigos para a saúde dos adolescentes e também frustrações e traumas para a vida deles devido à zoações que eles sofrem consequentemente na escola, na rua, entre seus irmãos, primos, dentre outros, ou seja, é um problema que atinge também o psicológico do adolescente e o seu crescimento, já que ele vai ter sempre aquela visão de que ele será o alvo de brincadeiras desagradáveis e piadinhas maldosas.
A obesidade das crianças e dos adolescentes pode acabar acarretando em problemas seriíssimos de saúde, como diabetes, problemas cardíacos, pressão alta e também a má formação dos ossos e do esqueleto, já que ele esta em uma fase onde o crescimento é importantíssimo para a sua total formação física e mental. Estudos foram realizados e comprovaram que cerca de 8% dos jovens e 15% das crianças sofrem com a obesidade e o pior é que entre 8 deles pelo menos 7 seguem com esse ritmo de vida na sua fase adulta, o que só piora o quadro do mesmo.
É muito simples dar esse habito as crianças, basta ter maus hábitos alimentares, comer em hora errada, comer quando fica nervoso e também os distúrbios psicológicos. A má alimentação é a principal causa da obesidade, mas fatores genéticos também favorecem a obesidade, mas se você já tem uma predisposição genética, o que você deve fazer é se alimentar corretamente e praticar exercícios. Se o seu filho estiver acima do peso procure um nutricionista e inicie o tratamento.