O que é Psicologia


    Muitos de nós quando ouvimos falar ou falamos de Psicologia, achamos que ela é uma ciência única, com suas teorias e que são para aconselhamento, ajudar as pessoas, que o psicólogo é um amigo particular, que é um médico de loucos, que é um luxo e muitas pessoas também acham que é um gasto a mais e desnecessário.

    Mas a Psicologia vem com a intenção de ajudar, cientificamente, as pessoas a se encontrarem, se conhecerem sabendo o que realmente são, o que estão fazendo, por causa do que estão fazendo, porque sentem o que sentem, para lidar melhor com as lembranças, com toda a subjetividade e comportamentos que fazem parte da vida pessoal de cada um de nós.

    Quando digo cientificamente quero dizer que tudo que é aplicado dentro de uma clínica psicológica é previamente muito estudado, há linguagens, técnicas e métodos próprios além dos experimentos que são feitos para comprovar a Psicologia. E para isso ela estuda a mente, o comportamento, as diferentes visões de Homem, as relações humanas, as culturas que são muito diferentes uma da outras, filosofia, etc.

    E uma novidade para 90% de todos aqueles que entram para a faculdade de Psicologia e para 99% da população geral é que ela não é PsicologiA, mas PsicologiAS. Como objeto de estudo e análise da psicologia é o HOMEM e como para ele há muitas visões não se pode colocá-lo em uma única teoria.

    O estudo da Psyche começou na Grécia há muitos anos atrás e depois com Freud, Wundt, Watson, Skinner, Edward Bradford Titchener, Kierkegaard, Heidegger, Piaget, Rogers, Lacan, Jung, entre muitos outros ela se difundiu e continua se difundindo com várias teorias. As principais abordagens são a Psicanálise, a Gestalt, a Comportamental, a Existencialista e a Estruturalista.

    A Psicanálise tem como foco o inconsciente, Freud o definiu como um sistema de funcionamento da mente que exerce grande influencia sobre os comportamentos das pessoas. A Gestalt diz que o homem é um todo e que deve ser analisado do geral para o particular. A Comportamental focaliza naquilo que mantém os comportamentos dos seres humanos e estuda também os animais. Na Existencialista o homem se mostra em sua existência cotidiana, em seu dia-a-dia, na forma como se relaciona e lida com as coisas do mundo externo. E a Estruturalista divide o homem em estruturas, então o analisa do particular para o geral.

    A partir destas cinco abordagens psicológicas se abre um leque de muitas opções para o trabalho do psicólogo como Psicologia Forense, do Esporte, do Trânsito, Clínica, Hospitalar, Educacional, Escolar, das Políticas Públicas entre muitas outras áreas, a final o Homem se insere em todos os contextos e portanto a Psicologia também.

    Portanto, a Psicologia é marcada pela diversidade. Diversidade teórica, diversidade metodológica, diversidade pratica e diversidade de crenças.