Porta a porta, venda direta ou venda por catálogo, tantos nomes para um único tipo de vendas: a venda feita diretamente entre um consumidor e um fornecedor, que não tem obrigações externas e faz as vendas do jeito que melhor agradar ao cliente.
No Brasil temos a ABVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), que foi criada em 1.980, onde constam dados, como primeiras empresas brasileiras, as organizações AVON e NATURA, de 1.959 e 1.969, respectivamente. Estas empresas foram às grandes percussoras deste tipo de venda em nosso país. Estas empresas apresentam, assim como outras que adaptaram a venda direta, um percentual de aumento de cerca de 10% nestes últimos anos. Acredita-se que um fator favorável para este tipo de negociação seja que nestas vendas não há um ponto fixo, não existe um lugar concreto, a venda pode acontecer em qualquer lugar em que houver a relação consumidor e fornecedor.
Como definição para este tipo de vendas temos que: “A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, que está baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um sistema comercial.” Estamos acostumados a encontrar tudo na internet. Fique sabendo que você que procurou este texto acaba de ter sorte, antes desta não havia absolutamente nada relacionado a “vendas por catálogo” na rede virtual, sendo assim, estes dados são novos, baseados em trabalhos de conclusão de curso (TCC) e neste existe algumas informações básicas.
Primeiramente, é necessário que saibamos o que atrai o público a comprar por catálogo: a praticidade, o contato direto e exclusivo que você tem com seu vendedor e a facilidade em questões de pagamentos, que poderá ser diferenciado conforme o cliente, diferente das lojas de departamento. Segundo, precisamos estudar alguns casos famosos de porta a porta, como a história de Silvio Santos e do dono das Casas Bahia, ambos iniciaram com este sistema até chegarem aonde estão hoje. No próximo episódio, teremos um pouco mais sobre as vendas diretas, de como vender e quais resultados esperar.