As vendas por catálogo, que começamos a estudar no artigo anterior, serão analisadas agora na questão econômica, como capital de giro e como renda pessoal. Primeiramente devemos citar um fator importante: em 2008 e 2009, quando passamos pela crise, pudemos observar que o mercado de vendas diretas pouco foi afetado, principalmente quando analisamos as vendas de cosméticos por catálogo, que pelo contrário, teve um aumento perceptível, pois com a crise a população precisou de incentivos para continuar na luta e nada melhor do que estar com a autoestima lá em cima nessas horas. O mercado ganhou muito e os consultores e vendedores ganharam dinheiro mais do que imaginavam. Sendo assim, podemos afirmar que este mercado não é afetado por crises internas, já que a venda não é obrigatória, o vendedor tem a opção de não passar seus pedidos se não estiver disposto a correr tantos riscos.
Depois podemos citar o comércio de vendas direta como um capital de giro que, atualmente movimenta um valor consideravelmente alto, empregando direta ou indiretamente 2,7% da população que está ativa, ou seja, mais de 1,1 milhão de pessoas. Outro fator que torna este mercado interessante é que para se trabalhar basta ter vontade, já que para estar atuando nas vendas diretas não importa o sexo nem a idade, a pessoa pode tanto usar das vendas como renda única, como pode estar empregada em outro lugar.
Aliás, renda pessoal é o terceiro fator que faz com que vendas diretas seja um trabalho que muitas pessoas buscam, pois este tanto pode servir como um complemento de renda como pode ser a renda em si, dependendo do interesse do consultor de ir atrás conquistar clientes. As empresas de cosméticos, que mais trabalham com catálogos, pagam hoje, em média, 30% do valor bruto do produto. Ou seja, para se ter uma renda de R$ 600,00 é necessário que se venda R$ 2.000,00 em produtos no valor bruto, mas isso tem suas variáveis, tem empresas que enviam produtos ou os colocam pela metade do preço para que seus colaboradores ganhem mais dinheiro. Vai depender da empresa. Por último, deixo aqui a perspectiva do consumidor, em relação a este mercado: “ Para o consumidor, a venda direta e por catálogo representa um atendimento personalizado, que proporciona maior comodidade e por outro lado, para a sociedade, esse sistema de vendas é uma forma de contribuir com a renda familiar.”