DORES DE CABEÇA, O QUE FAZER


O primeiro sintoma que algo vai mal no seu organismo, é a famosa dor de cabeça. Quem nunca passou por isso. Pontadas na parte frontal, na nuca, atrás das orelhas, ou até mesmo aquelas dores crônicas, que atrapalham até mesmo seu raciocínio? Em uma pesquisa realizada no Brasil, mostra que de cada 100 pessoas, 75 apresentam no seu cotidiano a dor de cabeça. O fato é que pra esse mal, quase todo mundo se automedica, maquiando o sintoma e não descobrindo de fato o que esta causando a dor. A dor de cabeça no meio médico, é chamado de cefaléia, e o mais curioso é que existem mais de 200 tipos. O primeiro passo é procurar a ajuda médica, relate quantas vezes ela aparece durante o dia, a densidade com que ela se manifesta e como é o formato da dor, ou seja, pintada, crônica ou com algum outro sintoma acompanhando. Através de exames clínicos e laboratoriais, o médico poderá diagnosticar com mais precisão o causador desta dor.

Uma vez diagnosticado o causador, existe dois tipos de tratamentos: o primeiro deles é atacar a dor quando ela está presente, com analgésicos e antiinflamatórios, e o segundo é quando você não esta em crise, mas se previne para a dor não vir. O tratamento de prevenção pode durar de dois a cinco anos dependendo do caso. Mas lembre-se que se você se automedicar você estará inibindo o sintoma, descubra a causa, e o tratamento vai ser definitivo. Tire da sua cabeça, que dor de cabeça é normal, nenhuma dor é normal, e o analgésico fará você se acostumar com ela. Sem o acompanhamento médico, você ficará a mercê dos remédios, só que o que você não esperava acontece, o seu organismo se acostuma com o analgésico, e ele passa a não fazer mais efeito, então você muda pra remédios mais fortes, e ao invés de acabar com o problema você arrumará outro, pois a cefaléia torna-se um problema crônico.

No caso de enxaqueca, os analgésicos comuns não fazem efeito, pois a dor é bem maior, acompanhada de outros sintomas, as crises são bem mais intensas e de longa duração, se você se automedicar nesta situação, poderá até mesmo por sua vida em risco.