CIÚME DOENTIO


Em que momento da nossa relação deixamos de amar e passamos a venerar nosso companheiro? Quando um relacionamento pode deixar de ser saudável? Diversas tragédias já ocorreram e continuarão a ocorrer devido ao amor obsessivo e, aparentemente, as pessoas enxergam este problema como uma forma de “amar muito”. O que a maioria das pessoas não sabe é que ciúme doentio é uma doença contagiosa e que esta pode causar problemas na vida pessoal e até mesmo na profissional, causando problemas até mentais.

As obsessões estão diretamente relacionadas à certa ansiedade, sejam estas felizes ou dolorosas. Uma frustração amorosa, ou quando a pessoa pensa que não é amada é o maior exemplo de obsessão que ouvimos falar, mais conhecido como ciúme doentio, mas há também pessoas obcecadas pela vida profissional, trabalham o dia inteiro e boa parte da noite, esquecendo-se de viver, esquecendo-se dos demais compromissos e da família, e também existe a pessoa obcecada por estudar, seu vício é estar com os livros e muitas vezes deixa de sair para ficar em casa estudando.

O ciúme doentio já foi mostrado em novelas, como “Mulheres Apaixonadas”, da Rede Globo de Televisão; quando a novela estava no ar observamos várias pessoas acreditarem ser impossível alguém agir daquela maneira por uma pessoa, mas não estávamos distantes desde aquele tempo. Outro exemplo dado pela Globo foi “Escrito nas Estrelas”, onde a personagem Judite não aceita o término do casamento com Guilherme, que está pedidamente apaixonado por Mariana; Judite inconformada toma as mais terríveis decisões para tentar trazer o marido de volta, mente, chantageia seu filho e por fim, não sabendo mais o que fazer, tenta matar Mariana.

O incrível é que cenas como essa acontecem diariamente. No noticiário há inúmeros assassinatos e seqüestros, como o da menina Eloá, causados por uma obsessão desenfreada.

Mas como podemos fazer para nos controlar-nos? O ciúme doentio tem cura?

Tem sim. Atualmente existem centros de tratamento à esta doença, isso mesmo, doença. Tanto homens quanto mulheres estão sujeitos a passarem por momentos ruins, então estas reuniões estão abertas para ambos os sexos. Informe-se em sua cidade.

Atenção: Característica típica de uma pessoa que está sofrendo desta doença é não aceitar, assim como os bêbados, que está com problemas. A pessoa tende a ir atrás de maneiras impulsivas da pessoa amada, não se preocupando com seu próprio bem estar e autoestima.

Fique atento a esses sinais!